Um apagão cibernético de enormes proporções afetou computadores do mundo todo, interrompendo voos, serviços bancários e sistemas de saúde em diversos países.
Na madrugada desta sexta-feira (19), um apagão cibernético global causou uma paralisação significativa em diversos setores. Entre os mais afetados estão os aeroportos, serviços bancários e sistemas de saúde em todo o mundo.
Uma das maiores companhias áereas aqui da Europa, a Ryanair, informou que os voos estão atrasados e alguns cancelados. A Azul também se pronunciou informando que haverá atrasos. Segundo fontes, até agora foram mais de 1400 voos afetados no mundo inteiro.
A Oceania foi o primeiro continente a reportar essa falha cibernética. Algumas emissoras de TV saíram do ar ao vivo. O serviço de saúde foi severamente impactado em países como Alemanha, onde cirurgias tiveram de ser canceladas.
Apesar de algumas especulações de ataque cibernético, as informações oficiais são de uma falha nos sistemas operacionais da CrowdStrike, uma empresa de segurança cibernética dos Estados Unidos que atende milhares de clientes no mundo, incluindo a Microsoft Windows, causou essa falha e interrupção.
O CEO da CrowdStrike, George Kurtz, anunciou que o motivo foi devido a uma atualização de um software, o problema é específico do Falcon, que tem a finalidade de proteger arquivos salvos na nuvem da Microsoft.