Valeu a pena esperar. Demorou, mas finalmente chegou!
Estou muito feliz, apesar do atraso do envio pela AIMA, hoje, recebi a minha tão esperada autorização de residência. Fiz a renovação automática pelo site no dia 28 de maio, e em seguida no mesmo dia fiz o pagamento do DUC no valor de 56,80 euros. E o cartão chegou em minha casa no dia 23 de setembro. O carteiro tocou a campainha, mas eu não precisei assinar e nem mostrar documento de identificação.
A minha autorização de residência temporária anterior já estava vencida desde março. Agora, já poderei sair de Portugal para outros países da Europa ou outro qualquer, pois mesmo com a prorrogação do decreto, nós da CPLP temos restrições quanto à circulação.
É a terceira vez que eu peço a autorização de residência temporária. A primeira foi em 2018 quando pedi a concessão. Depois fiz as renovações que foram três ao longo dos anos, sendo que uma foi para alterar dados pessoais, no caso, alteração de morada.
Essa autorização de residência temporária tem a validade de três anos. Se eu quiser, posso pedir a autorização de residência permanente, que é interessante para quem pretende ficar ausente de Portugal por mais de 6 meses consecutivos ou 8 intercalados. Existem outros pormenores, que relato em um vídeo sobre o tema, linkado abaixo. Já dei entrada no pedido da minha cidadania portuguesa via judeu sefardita em novembro de 2021, mas o processo ainda está tramitando no Ministério da Justiça. E quando for deferido, serei cidadã portuguesa e a autorização de residência não será mais usada.
Se você ainda não recebeu a sua, espere, ela vai chegar! Não circule pelo Espaço Schengen sem os documentos atualizados! Evite problemas. Tenha paciência.
“8 – Os documentos e vistos relativos à permanência em território nacional, cuja validade expire a partir da data de entrada em vigor do presente decreto-lei ou nos 15 dias imediatamente anteriores, são aceites, nos mesmos termos, até 30 de junho de 2025.
9 – Os documentos referidos no número anterior continuam a ser aceites, nos mesmos termos, após 30 de junho de 2025, desde que o seu titular faça prova de que já procedeu ao agendamento da respetiva renovação.”
Para quem interesse no assunto, sugerimos alguns vídeos postados no canal Vamu Ver! DOCS no YouTube. Links abaixo.
Vídeos sugeridos
Documentos para pedir a primeira autorização de residência temporária
Renovação automática de autorização de residência
Como é a autorização de residência em Portugal