Bagagem de Mão – o que pode e o que não pode na cabine do avião

Não passe vergonha. Saiba o que você pode levar na bagagem de mão dentro da cabine.

Quais artigos o viajante pode portar em um voo na cabine do avião e quais ele não tem permissão

Para quem pretende organizar uma viagem de avião e é novato no assunto, veja esse artigo. Até mesmo para você que é um viajante experiente, pode acabar esquecendo e colocar algum artigo não permitido na bagagem de mão e ter problemas para embarcar. Existem regras rigorosas sobre os itens que podem ou não ser transportados na cabine da aeronave. Entender essas restrições é fundamental para evitar transtornos, atrasos e até penalizações legais. Afinal de contas, tudo o que queremos é uma viagem tranquila, do começo ao fim.

Por que existem as restrições?

As restrições sobre determinados artigos na cabine de um avião são impostas principalmente por razões de segurança. Objetos cortantes, substâncias inflamáveis e produtos químicos podem representar riscos graves durante o voo. Além disso, líquidos e géis em grandes quantidades são controlados devido a ameaças de segurança anteriormente identificadas em tentativas de atentados.

Exemplos de artigos que são proibidos

A lista de itens proibidos na cabine pode variar de acordo com o país e a companhia aérea, mas geralmente inclui:

Objetos cortantes e perfurantes: Facas, canivetes, tesouras, lâminas de barbear e ferramentas como chaves de fenda e alicates, equipamento de artes marciais pontiagudo ou cortante, taco de basebol, bastões, cassetetes. Todo objeto que possa causar ferimento, mesmo aquele item que seja “disfarçado”, tenha cuidado, pois os agentes são treinados e conhecem muitos, além do mais o próprio detector de metal, já mostra a imagem da bagagem na esteira.

Líquidos e géis em grandes quantidades: Normalmente, é permitido levar líquidos em frascos de até 100 ml ou 100gr, dentro de um saco plástico transparente não ultrapassando 1 litro. Por exemplo: você pode portar aquele seu shampoo favorito que você não pode ficar sem ele, mas não na embalagem original. Separe os frascos e os preencha.

Substâncias inflamáveis: Isqueiros de grande porte, aerossóis inflamáveis, explosivos, caixas de fósforo combustíveis.

Ferramentas de trabalho – ferramentas que podem ser utilizadas para causar ferimentos graves ou para ameaçar a segurança da aeronave.

Pistolas, armas de fogo e outros dispositivos que disparem projéteis – dispositivos que podem ou aparentam poder ser utilizados para causar ferimentos graves através do disparo de um projétil.

Armas de fogo e munições: Somente podem ser transportadas no porão do avião, seguindo regulamentações específicas. Tendo a permissão, o viajante preenche um formulário para poder despachar o artigo no porão do avião.

Produtos químicos perigosos: Ácidos, alvejantes, sprays de defesa pessoal, geradores de fumaça, munições, réplicas ou imitações de engenhos explosivos e substâncias tóxicas. Nada disso pode na cabine.

Consequências de levar um item proibido

Transportar um item proibido na cabine pode resultar na sua apreensão no controle de segurança, atrasos na viagem e, em casos mais graves, até punições legais. Passageiros flagrados com artigos perigosos podem enfrentar multas e outras penalidades, dependendo da gravidade da infração e das leis locais.

A companhia aérea assegurará a informação aos passageiros acerca dos artigos proibidos antes da admissão e check-in. Em geral, as regras são para voos nacionais e internacionais.

“Em recipientes com um máximo de 100 ml ou 100 gr por artigo, embalados num único saco transparente de 20 cm x 20 cm (apenas um por passageiro), que possa ser aberto e fechado de novo. A regra de ouro é, por isso, transportar todos os artigos líquidos com mais de 100 ml na bagagem de porão.”

Exemplos de artigos permitidos na cabine

Dispositivos eletrônicos: Celulares, drones, tablets, notebooks, câmeras fotográficas e carregadores. É importante salientar que o viajante comprove que são de uso pessoal ou profissional quando houver mais de um item igual.

Medicamentos e itens médicos: Remédios essenciais, seringas e inaladores, desde que acompanhados de prescrição médica se necessário, no caso das agulhas.

Alimentos e bebidas: Pequenos lanches sólidos e bebidas compradas após a inspeção de segurança.

Itens de higiene pessoal: Escova de dentes, creme dental, pomadas, aerossóis, maquiagem, esmalte para unhas, perfumes, desodorante e cosméticos em frascos de até 100 ml ou 100gr.

Roupas e acessórios: Casacos, chapéus, cobertores e travesseiros de viagem.

Tenha em mente que cada país tem a sua legislação, Estados Unidos, União Europeia, etc. Para mais informações, consulte o portal da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) do país de destino.

Conhecer os artigos permitidos e proibidos na cabine do avião é uma responsabilidade de todos os passageiros. Seguir as diretrizes estabelecidas pelas autoridades aeronáuticas contribui para a segurança coletiva e garante uma viagem tranquila para todos. Com um planejamento adequado, é possível evitar surpresas desagradáveis e aproveitar sua viagem tranquila. Além disso, cada companhia aérea pode ter regras específicas sobre o transporte de determinados itens. Por isso, é fundamental que os viajantes sempre consultem a empresa antes do embarque para garantir que estão seguindo todas as normas e evitando imprevistos.

Está sem ideia para onde ir?

Acesse o canal Vamu Ver! no YouTube.

Vai viajar com os seus pets?

Leia os artigos com as informações necessárias e veja os tutoriais postados no canal I Love Pets no YouTube.

Compartilhe:

Cristina Maya

Cristina Maya é influenciadora digital e criadora do Vamu Ver! marca nacional registrada em Portugal pelo INPI, Instituto Nacional da Propriedade Industrial sob o nº 616476.

Postagens nas mídias sociais e no site vamuver.com.
Formada em Letras, lecionou língua inglesa no Brasil. Estudou e morou nos EUA.

Atualmente, promove postagens sobre dicas de viagens, além de tutoriais voltados para Portugal, país onde reside.

Respostas de 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais conteúdo no Youtube

Desvende os segredos dos documentos e processos burocráticos para viagens e estada em países estrangeiros no canal Vamu Ver! DOCS.

Mergulhe em aventuras pelo mundo, histórias, culturas e dicas de viagens no canal Vamu Ver! VIAGENS.

Depoimentos dos nossos seguidores