Portugal tem uma grande e crescente comunidade brasileira, muitos dos quais se beneficiam dos serviços bancários. Entre eles, um número significativo é correntista do Banco do Brasil, aproveitando a familiaridade e a confiança na instituição para gerenciar suas finanças no exterior. Eu mesma sou correntista há décadas do Banco do Brasil, banco pelo qual recebo o meu benefício.
Em Portugal, há apenas uma agência do Banco do Brasil, em Lisboa. Entretanto, os serviços oferecidos são limitados, isto é, por operar pelo Banco do Brasil AG, que é parte da subsidiária integral BB SA, os serviços são apenas para empresas e clientes Private e de Alta Renda, ou seja, contas corporativas.
Logo, se você é pessoa física e tem uma conta-corrente em uma agência no Brasil, terá acesso a alguns serviços. Mas, poderá fazer saques (claro em euro, que é a moeda de Portugal), fazer desbloqueio de celular, ativação de aparelhos, ativação de cartões e algumas atividades financeiras nos caixas automáticos.
Até 2017 existia de fato uma agência em funcionamento em Lisboa, mas foi encerrada, contudo, há uma discussão para abertura de agências físicas devido ao grande número de brasileiros residentes em Portugal.
Vale a pena fazer saques no caixa eletrônico?
Pela minha experiência de receber em real e sacar em moeda local no estrangeiro, eu afirmo que não vale a pena. Quando morei em Miami, onde também há uma agência do Banco do Brasil corporativa, mensalmente eu fazia saques para a minha subsistência lá. Perde-se muito com IOF, Swfit e taxas de serviço do banco. Naquela época eu não conhecia o Wise, cujo nome ainda era Transferwise.
Mas, para quem precisar em caso de SOS, basta ter o cartão internacional e habilitá-lo para uso no exterior. O valor do saque pode ser ajustado pelo cliente, conforme a necessidade e caso precise de ajuda, há telefones para contato com funcionários no Brasil.
Caixas automáticos em Portugal
Os caixas automáticos que ficavam no Atrium Saldanha em Lisboa, estão em um novo endereço, tome nota: Avenida de Roma, 13. Centro Comercial Acqua Roma.
No Porto, o ATM está à Avenida de França, 256. Centro Comercial Capitólio.
Como eu recebo o meu benefício em Portugal
Como eu relatei acima, eu já perdi muita grana na época, fazendo saques diretamente do ATM quando morei nos Estados Unidos. Eu não tinha conhecimento da plataforma Wise. Uma vez que você cria o perfil, já pode fazer câmbio de real para outras moedas e vice-versa.
Em resumo, eu recebo o benefício pelo Banco do Brasil, faço um PIX para o Wise, que encaminha o valor para a minha conta-corrente no banco Activo Bank aqui em Portugal e em segundos, eu disse se-gun-dos, o dinheiro é convertido e enviado. Durante esses anos morando aqui em Portugal, eu nunca precisei sacar dinheiro diretamente no caixa eletrônico no Banco do Brasil.
Eu postei um vídeo, explicando os detalhes do procedimento. Se quiser assistir, clique no link. Espero ter ajudado e esclarecido, pois muitos ainda fazem confusão sobre a agência do Banco do Brasil aqui em Portugal.