Belmonte é um concelho no distrito de Castelo Branco em Portugal
Belmonte foi cenário de batalhas épicas. O castelo foi erguido no século XII e aprimorado por reis ao longo do tempo. Serviu de residência fortificada à família Cabral. Aqui nasceu e viveu parte da infância, o grande navegador que descobriu o Brasil, Pedro Álvares Cabral.
Distrito de Castelo Branco
Chegamos à freguesia que também tem o nome de Belmonte. Deixamos o carro no estacionamento e fizemos a subida do monte caminhando e explorando as ruas de pedra e a paisagem. Além de sua importância no passado militar e naval, Belmonte também é um símbolo de diversidade cultural, onde há uma das últimas comunidades cripto-judaicas de Portugal, que sobreviveu a séculos de perseguições religiosas. A sinagoga, inaugurada em 1997, é um exemplo.
Estátua Pedro Álvares Cabral
No caminho em direção ao castelo, no Largo Dr. António José de Almeida, nos deparamos com a estátua de Pedro Álvares Cabral. Diferentemente, do que pensávamos, a escultura não é secular, foi feita em 1961 por um escultor modernista português e inaugurada em 1963 por Juscelino Kubitschek, que foi presidente do Brasil.
Reparem que a estátua está entre as bandeiras do Brasil e de Portugal, dada a importância do navegador para ambos os países.
Castelo de Belmonte
O Castelo de Belmonte começou a ser construído no século XIII. Durante a construção da torre de menagem, foram achadas escavações arqueológicas que mostram que ali já existia algum tipo de fortificação antes disso. Isso porque os romanos já haviam habitado aquela região dos montes.
A bandeira do Brasil também está hasteada em uma das quatro extremidades da torre do castelo.
O Castelo de Belmonte oferece visitas mediante pagamento de uma taxa. Podemos visitar o anfiteatro ao ar livre, a Torre de Menagem onde tem as bandeiras de Portugal e do Brasil hasteadas, ainda, há a sala oitocentista.
Rota cultural em Belmonte
Em um dia, consegue-se visitar os museus da região. A distância entre eles é pequena e o deslocamento é rápido. Aproveite para caminhar e fotografar os detalhes escondidos nas estreitas ruas da antiga aldeia. Se quiser fazer todo o roteiro, é aconselhável que compre o bilhete que dá direito à visitação de todos. Assim, você otimiza a sua viagem e não perde tempo em filas nas bilheterias.
Igreja de Santiago e Panteão dos Cabrais
É um monumento que provavelmente foi construído no século XIII. Dentro da igreja tem uma Pietá e algumas pinturas. O Panteão dos Cabrais anexo à igreja era um ponto de apoio para peregrinos que faziam o caminho de Compostela.
Museu dos Descobrimentos
Nesse espaço, com muitos acervos interativos, você vai saber sobre Pedro Álvares Cabral, a história da família Cabral e a importância do navegador para Portugal e para o Brasil.
Museu do Território – Casa da Torre Caria
A Casa da Torre está no centro da vila e é o antigo paço episcopal dos bispos da Guarda, erguida sobre as ruínas do castelo de Caria.
Casa da Roda Caria
O que chama a atenção nessa construção é a janela onde tem uma espécie de roda, o termo é conhecido no Brasil também. Aqui eram deixados os bebês rejeitados pelas mães. Como outras casas da Roda, o lugar era um ponto escondido para preservar a identidade das mães. Dentro do local tem uma exposição sobre essas casas, com documentos, objetos e um possível armário judaico (Hejal).
Casa Etnográfica de Caria
Tem exposição permanente. Aqui o visitante encontra objetos que recriam espaços como cozinhas, salas e quartos antigos, com destaque para as antigas profissões, como carpinteiros, barbeiros e sapateiros no começo do século XX.
Museu Judaico de Belmonte
Aqui, você vai conhecer a história da comunidade judaica que foi perseguida por séculos pela Santa Inquisição. No museu, há peças desde a Idade Média até o século XX, usadas no dia a dia e nas práticas religiosas de judeus e cristãos-novos.
Museu do Azeite
O azeite é uma iguaria de importância para Portugal, assim como as uvas e a cortiça. Este espaço foi criado para mostrar ao visitante como o azeite é produzido e a importância que ele teve e tem na economia lusitana. O museu tem três andares e, do lado de fora, há uma área de lazer com um olival preservado.
Ecomuseu do Zêzere
O museu fica na antiga Tulha dos Cabrais e tem como objetivo contar a história do Rio Zêzere. A Tulha foi construída pela família Cabral, a mais importante de Belmonte, como celeiro em frente à sua casa.
Torre de Centocelas
A torre fica fora da rota dos museus. De carro, são uns 7 minutos. Mas, vale a pena fazer uma parada para fotos e filmagens, visto que ela é classificada como um Monumento Nacional e sua história é cercada de lendas e mistério. Não se sabe ao certo a sua origem do que hoje é a ruína da torre, mas acreditam que: “uma das tradições, por exemplo, refere que a edificação teria sido uma prisão uma centena de celas (donde o nome), onde teria estado cativo São Cornélio (donde o nome alternativo).”
Dicas para a sua viagem
Seguro de viagem Allianz Travel
Internet na Europa, Oceania e EUA, peça o chip virtual
Conhecer Portugal de ônibus é mais barato com a FlixBus
Acessórios diversos para viagem
Encontre a mala do tamanho certo
Faça o cartão Wise para usar em toda a Europa
Reserve um restaurante com o The Fork e ganhe Yums
Para verificar os horários e preços dos museus, acesse o site da Câmara Municipal de Belmonte.
Espero que tenham gostado dessa dica. Já conhecem o nosso canal no YouTube? Subscreva para
dicas de entretenimento, cultura e viagens, fiquem ligados nas postagens do nosso site.