Como encontrar ancestrais para pedir cidadania

A vida é engraçada, a gente começa a pesquisa por um caminho e acaba por surpreender-se acabando em outro. Eu pesquisei sobre o meu avô paterno, pois nada além do seu nome completo sabia sobre ele. Pensei que ele fosse português pelo seu sobrenome – de Pinho, mas acabei por descobrir que ele era brasileiro, mas que o pai dele era nacional espanhol. Mas, não poderei pedir a cidadania espanhola. Explico melhor no vídeo ao final dessa matéria.

Muitas pessoas acessam os nossos tutoriais sobre nacionalidade portuguesa no canal Vamu Ver! no YouTube. Alguns deles, netos de cidadãos portugueses que têm direito à obtenção da cidadania que pode ser requerida diretamente, através de avô ou avó. Todavia, tudo que eles têm é o nome completo do ancestral e mais nada. E foi assim comigo, através somente do nome do meu bisavô que comecei a pesquisa e encontrei as informações sobre ele.

Tendo o nome completo do seu ancestral, mesmo não sabendo a nacionalidade, você deve filtrar de certa forma a busca, fazendo cálculos aproximados da data de nascimento dele ou de quando ele possivelmente, possa ter desembarcado no Brasil. Você pode pesquisar através do site do Arquivo Nacional do Rio de Janeiro e verificar os registros de estrangeiros que entraram no Brasil por datas, pode também pesquisar por nomes de navios. Explore bastante o site, é muito rico em informações: http://www.arquivonacional.gov.br/br 

Você também pode consultar no arquivo da Torre do Tombo, onde estão as certidões de nascimento dos cidadãos portugueses. Mas, é interessante que você saiba ou tenha alguma noção do distrito onde o seu parente nasceu. Distrito seria o que no Brasil chamamos de estado, por exemplo Minas Gerais, Rio Grande do Sul, etc. Faça a sua busca:  https://www.aatt.org/site/index.php?P=3

E por último e não menos importante, há o site Family Search, onde eu achei os dados do meu bisavô. Basta fazer um cadastro gratuito e começar a sua pesquisa. Nele há uma base de dados fantástica, com os nomes de todos os cidadãos, não importa se brasileiros ou estrangeiros, pois há certidões de nascimento de brasileiros, de casamento e de óbitos, e foi através desta última que constatei a nacionalidade do meu biso, pois ele faleceu no Brasil, buscando pela certidão de nascimento do meu pai e voltando no tempo até chegar a ele. Boa pesquisa a todos!

Abaixo deixarei dois vídeos postados no canal Vamu Ver! no YouTube sobre busca de ancestrais para ajudar a todos vocês.

Compartilhe:

Cristina Maya

Cristina Maya é influenciadora digital e criadora do Vamu Ver! marca nacional registrada em Portugal pelo INPI, Instituto Nacional da Propriedade Industrial sob o nº 616476.

Postagens nas mídias sociais e no site vamuver.com.
Formada em Letras, lecionou língua inglesa no Brasil. Estudou e morou nos EUA.

Atualmente, promove postagens sobre dicas de viagens, além de tutoriais voltados para Portugal, país onde reside.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais conteúdo no Youtube

Desvende os segredos dos documentos e processos burocráticos para viagens e estada em países estrangeiros no canal Vamu Ver! DOCS.

Mergulhe em aventuras pelo mundo, histórias, culturas e dicas de viagens no canal Vamu Ver! VIAGENS.

Depoimentos dos nossos seguidores