A Capela dos Ossos em Évora é uma das mais complexas dentre as seis nessa categoria em Portugal
Fizemos um tour de tremer os ossos ou sacudir o esqueleto e por falar nisso, é o que mais você vai ver na famosa Capela dos Ossos em Évora, na região do Alentejo em Portugal.
Começamos a visita pela Igreja de São Francisco, onde a entrada é gratuita. Em seguida, fomos comprar o ticket do tour completo que dá direito à visitação à Capela dos Ossos, ao Núcleo Museológico e à Coleção de Presépios.
Capela dos Ossos
A Capela dos Ossos foi construída no século XVII (1601-1700) por iniciativa de três monges franciscanos, cujos restos mortais estão em exposição dentro de um ossário dentro da capela.
No pórtico da entrada da Capela dos Ossos há essa frase: “Nós ossos que aqui estamos pelos vossos esperamos”.
Qual a história da Capela dos Ossos?
As informações que tivemos foi que aqui em Évora, havia dezenas de cemitérios que estavam lotados e havia um interesse em desapropriar essas áreas para outras construções, dado que muitas pessoas morreram naquela época, dizimadas por conta das guerras, pestes e epidemias.
Então, tiveram a ideia de tirar os esqueletos das sepulturas e usaram os ossos para construir e decorar a capela.
Há dois esqueletos que após a reforma, estão dentro de sarcófagos de vidro. Um de um adulto e outro de uma criança. Antes, eles ficavam pendurados, como se tivessem sido enforcados. Acredito que a cena deveria ser mais chocante.
Patromônio Macabro
São paredes e pilares detalhadamente, preenchidos com crânios, vértebras e outros ossos, são aproximadaente 5 mil ossos humanos na capela.
A capela em Faro é pequena e não tem nem a metade da quantidade de ossos que essa em Évora. É uma das mais visitadas por nacionais e turistas estrangeiros.
Esse gosto pelo macabro acabou virando uma tendência na região do Alentejo e no Algarve. E também foi predominante durante a Idade Média e o Renascimento na época do Barroco aqui na Europa, que as capelas foram ‘decoradas’ com ossos.
E pensar que cada crânio foi de uma pessoa, de um indivíduo que durante a sua existência teve uma família, uma vida, uma história, e agora seus restos mortais estão aqui como outro crânio qualquer sem identificação sem sabermos a origem, a etnia, a idade …
Momentinho Filosófico e Transcendental
De certa forma, vamos filosofar um pouquinho, esse tipo de arquitetura macabra é uma maneira de chocar e mostrar a imortalidade, uns dirão que é um fascínio pela morte, outros terão medo, outros nem sequer vão querer ver ou falar da morte, que ainda é um tabu, apesar do passar dos séculos. Mas, o fato é que, estamos todos fadados a ela, não importa a sua crença.
Francisco de Assis revolucionou a Igreja Católica com seus pensamentos e ideias. Ele acreditava que devemos aceitar a morte e vê-la como um processo natural que faz parte da existência humana. Tudo chega a um fim. A existência terrena é passageira.
A Igreja de São Francisco e a Capela dos Ossos tiveram obras de restauração entre 2014 e 2015. O valor da reforma foi de 3,5 milhões de euros
Tour Completo
A visita completa às três instalações, dura em torno de duas horas. A Capela dos Ossos fica no primeiro andar, já o Núcleo Museológico no segundo e a Coleção de Presépios, no terceiro andar, onde há um deck com vista para uma parte da cidade de Évora. Para comprar o seu ticket, acesse o site oficial e confira os preços e horários.
Vale a pena ver o vídeo completo do nosso tour. Invertemos a ordem da visitação, acesse o canal Vamu Ver! viagens no YouTube.