A carta de motivação ou carta de intenção é um documento que poderá ser exigido no processo de pedido do visto de residência para Portugal. Essa exigência, em geral acontece quando o solicitante do visto D7 comprova rendimentos próprios, ou seja, através de imóveis alugados em seu nome, ou é detentor de uma empresa, por exemplo, diferentemente daquele solicitante que é aposentado ou pensionista.
Caí em exigência. O que fazer?
Após ter protocolado o pedido do visto, em dado momento durante a análise dos documentos fornecidos, o solicitante que receber o comunicado com a exigência da apresentação da carta de motivação/ carta de intenção, terá um prazo para a apresentação desta, que é de praxe ser em dez dias.
Entenda que para o seu processo voltar a ser analisado, a apresentação desse documento é essencial. Caso não cumpra a exigência dentro do prazo estabelecido, poderá ter o indeferimento do seu pedido de visto.
Na época em que pedi o meu visto ainda no Rio de Janeiro, o processo era diferente, feito ainda diretamente, pelo Consulado e essa carta de intenção ainda era exigida a todos. Atualmente, a empresa responsável para captação dos documentos é a a VFS Global.
E por fim, não confundir carta de intenção com carta-convite. São documentos distintos para finalidades distintas. Caso queira saber mais sobre carta-convite, basta acessar esse link.
No tutorial abaixo, mostro o modelo sugerido para você confeccionar a sua carta de motivação para Portugal, modelo esse que usei ao fazer a minha quando solicitei o meu visto de residência D7.