Nossa mudança do Brasil para Portugal em 2018
Quando decidimos morar em Portugal, o nosso receio era encontrar um imóvel, a princípio que aceitasse os nossos cinco animais, três gatos e duas cadelas. Fazíamos contato direto com o anunciante e quando relatávamos que tínhamos cinco animais, vinha a resposta – “não podemos, infelizmente, blá blá blá…”
Não queríamos compartilhar espaço, pois chegamos, eu e meu companheiro com malas e cuias e cinco animais, precisávamos de espaço e privacidade. Era tudo novo, nunca tínhamos ficado em Setúbal, tínhamos que correr para providenciar documentos, e tal, aquelas coisas que quem imigra sabe muito bem!
Encontramos um apartamento T1 no concelho de Setúbal, que tem o mesmo nome do distrito. (Para quem não entende ainda esses termos, T1, quer dizer um imóvel com apenas 1 quarto. Concelho é município, idade e distrito é o equivalente a um estado brasileiro).
Pois bem, conseguimos! Fazíamos a busca por casas e apartamentos anunciados em plataformas temporárias de aluguel. O proprietário do apartamento aceitou, na condição de que os animais não ficassem sozinhos, ou seja, quando eu saía, o meu companheiro ficava e vice-versa.
O T1, era pequeno, mas aconchegante, chegamos em Portugal em pleno auge do inverno europeu e ainda com um “bônus”, o fenômeno La Niña como a cereja do bolo, isso quer dizer que Portugal já é um país ventoso, no inverno é mais e imagina com esse fenômeno climático!!!
Ficamos uma temporada nesse T1 e por não termos reservado mais tempo pela plataforma tivemos que sair e fomos para uma pousada em Palmela. Contratamos o serviço de transfer, foram preciso duas viagens de Setúbal para Palmela, aproximadamente 16 km de distância.
Não tínhamos carro ainda, e não podíamos usar o Uber, pois eu havia cancelado os cartões de crédito no Brasil e ainda não tinha cartões de banco em Portugal, mas se você for hospedar-se no Retiro dos Batudes em Palmela, eu sugiro que você alugue um carro, pois a pousada é em um lugar MUITO bonito, no campo, bucólico e muito calmo. Atualmente, o estabelecimento não aceita animais.
Finalmente, após algumas visitas, conseguimos alugar um T3, um apartamento de 3 quartos, cuja proprietária aceitou os nossos animais. Indicamos os serviços e somos gratos pelo profissionalismo de todos os funcionários da imobiliária Capital Imóveis: https://www.capitalimoveis.pt/
Veja o vídeo do primeiro apartamento em que moramos aqui em Portugal que postamos no canal Vamu Ver! DOCS.