Brasileiros em Portugal – experiências positivas e negativas

Mais de 204 mil brasileiros moram em Portugal oficialmente

Morar em Portugal pode ser uma experiência muito positiva para os brasileiros. Muitos escolheram Portugal como um destino para morar e trabalhar devido a diversos fatores, como a língua em comum, o clima, a cultura rica e a facilidade de obtenção de visto de residência.

Eu sou a prova disto. Visitei Portugal em 2016 em uma viagem exploratória, pois apesar de conhecer alguns países da Europa, nunca tinha me interessado em viajar para Portugal. Voltei para o Brasil e disse para o meu companheiro, que na época era namorado – Vamos morar em Portugal!

Providenciei os documentos para pedir o visto de residência D7 e ele deu entrada no pedido de nacionalidade portuguesa. Então, após muito planejamento e muitas decisões, chegamos em Portugal com mala e cuia, ah, e também com cinco animais em fevereiro de 2018.

Algumas das vantagens que os brasileiros encontram em Portugal incluem a qualidade de vida, a segurança, a estabilidade política e econômica e a facilidade de acesso a outros países da Europa. Adoro dormir em Portugal e acordar na França. Viajo com certa frequência e faço filmagens para o nosso outro canal de viagens, o Vamu Ver!

No entanto, assim como em qualquer país estrangeiro, existem desafios. A adaptação cultural pode ser um processo difícil e muitos brasileiros relatam sentir saudades de casa e da família. Além disso, a burocracia pode ser complexa e demorada para alguns procedimentos, como a obtenção de documentos e a regularização de situação, o que infelizmente tem sido muito comum em muitos organismos públicos portugueses.

Eu criei uma série, onde entrevisto brasileiros que vieram morar em Portugal. Afirmo que todos batem na mesma tecla quando o assunto é uma mudança internacional – planejamento. Os vídeos estão disponíveis publicamente no canal Vamu Ver! DOCS na playlist intitulada Brasileiros em Portugal. Assista.

Compartilhe:

Cristina Maya

Cristina Maya é influenciadora digital e criadora do Vamu Ver! marca nacional registrada em Portugal pelo INPI, Instituto Nacional da Propriedade Industrial sob o nº 616476.

Postagens nas mídias sociais e no site vamuver.com.
Formada em Letras, lecionou língua inglesa no Brasil. Estudou e morou nos EUA.

Atualmente, promove postagens sobre dicas de viagens, além de tutoriais voltados para Portugal, país onde reside.

Respostas de 7

  1. Boa noite!
    Moro no RS( Montenegro) Região Metropolitana de Porto Alegre.
    Te ho 63 anos e muita vontade de conhecer Portugal.
    Um sonho meu e do meu amor que partiu à 5 meses.
    Então o meu interesse aumentou muito e já fiz até o Passaporte.
    Estou pensando em Turistar por Lisboa ou Leiria.
    Ver em 30 dias como será está visita e passeios e quem sabe pensar em um visto de Aposentado e Pensionista.
    Uma dúvida o Imposto que eu pago com descontos IR como ficaria?
    Pois com a minha renda e com descontos de IR. fica em torno de 10.000,00 ou 1.800 Euros cotação de hoje 5.56
    Seria só eu no momento.
    Isso se meu filho um dia queira sair do Brasil.
    No momento ele está fazendo uma Pós- Graduação na área de atuação que é Engenharia Civil na Universidade
    (UNISINOS(RS) em São Leopoldo e trabalha na cidade de Novo Hamburgo na área de projetos em uma construtora.
    Obs: Ele poderá validar o Diploma e trabalhar em Portugal se um dia pensar em ir?
    Ele têm o registro no CREA e atualmente está com 26 anos e fala Inglês fluentemente, pois foi professor de Inglês aos 17 anos.

  2. Ninguém é obrigado a vir para Portugal. Só vem, quem quer.
    Portugal é um país europeu civilizado, com quase mil anos de história como povo e país. Desenganem-se os que utilizam o termo “irmão brasileiro”. Pura mentira. Culturalmente, um português nada tem em comum com um sul-americano. Qualquer português tem, isso sim, afinidade e proximidade cultural com os seus reais irmãos europeus, sobretudo da UE.
    Se quer fazer de Portugal um segundo Brasil, não é bem-vindo. Lutamos muito ao longo da história para manter a nossa identidade e independência, jamais admitiremos qualquer tentativa de colonização.
    Se quer vir para Portugal, certamente em busca de melhores condições de vida., será sempre bem-vindo e bem recebido. Mas para isso, terá que vir com vontade de se adaptar (sim, é quem chega que tem que se adaptar e não o contrário). Por favor, deixe a favela no Brasil. Aprenda o nosso português (sim, é uma questão de respeito pela língua de quem o recebe) e os nossos costumes e forma de vida.
    Os portugueses, melhor que ninguém, sabem o que é estar imigrado. Mas sempre souberam inserir-se nos países de destino. Não se conhecem problemas de não integração de portugueses em lado nenhum do mundo. Temos por isso todo o direito de exigir o mesmo a quem chega ao nosso país.
    Um ditado português resume tudo, “em Roma, sê romano.” Se não é capaz, por favor não venha, evite que tenhamos que o mandar embora!

    1. Olha quem fala!
      Entrou no meu país anos atrás, nos roubou, explorou nossas riquezas, humilhou o povo brasileiro e quer dar lição de moral? Implantou aqui o ódio e a ambição, o mínimo que vocês fazem é nos pedir desculpas recebendo nosso povo com dignidade, porque quando vocês vieram aqui nem chance de reclamar ou de defesa vocês nos deram, então esse é o mínimo, vem aqui hoje colocar a marra de 1500 pra ver se nós não colocamos vocês pra correr. Sabe a história do ouro? Do pau Brasil?
      Aqui também tem um ditado: quem bate esquece, mas quem apanha sempre lembra!

      1. Quem tem roubado é essa cambada de político que vem administrando o País desde que foi dado independência. O único que tentou administrar direito foi bolsonaro . Quem não estuda e não sai da matrix e a imprensa manipuladora , é apenas mais um ignorante sem saber ler gráficos e outros meios credíveis . Fora que a cultura da lei de Gérson ( talvez nem saiba de onde vem ) é uma constante . Os anos passam e cada vez menos seres humanos sabem o que falam pois há uma falta de comunicação neuronial devido à falta de magnésio no solo , pois tudo o resto Brasil tem . Metade da vida em cada país e é uma tristeza ter que ouvir e ler palavras de tamanha percentagem de ignorantes . Vai estudar .

    2. Oi senhor Menezes, sou brasileira, amo o meu país, mas entendo sua preocupação. O Brasil embora tenha uma desigualdade social enorme, ainda é o pais que mais tem raças e culturas misturadas, e realmente acredito que temos grande habilidade em nos adaptar. Eu não conheço Portugal, quero muito conhecer porque é a nossa origem, embora as escolas aqui evidenciem os roubos dos portugueses na colonização, eu prefiro pensar no bem que nos fizeram que é maior, muitos jesuítas morreram, se sacrificaram para catequizar e alfabetizar nossos índios, ao contrário dos colonizadores dos EUA que praticamente extinguiram (mataram) os índios, basta observar nossas árvores genealógicas e as dos EUA.
      Amo meu país, aqui infelizmente existe muita pobreza e muitas pessoas não civilizadas, porém existe uma riqueza enorme na diversidade de cultura, o que resulta em pessoas mais amigaveis e com empátia. Que o senhor possa cruzar com bons brasileiros e que esses levem amor pelo próximo, principalmente, para o seu país. Eu sou grata a Portugal, embora muitos brasileiros não sejam, pois foram educados de forma radical a pensar que esse país nos assolou. Que Deus e Nossa Senhora guarde Portugal e Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais conteúdo no Youtube

Desvende os segredos dos documentos e processos burocráticos para viagens e estada em países estrangeiros no canal Vamu Ver! DOCS.

Mergulhe em aventuras pelo mundo, histórias, culturas e dicas de viagens no canal Vamu Ver! VIAGENS.

Depoimentos dos nossos seguidores