O passaporte brasileiro é o único documento internacional válido fora do Brasil. Se você já tem, beleza, mas sempre verifique a data da validade para evitar imprevistos de viagem.
Para quem pretende viajar para o exterior a turismo ou para morar, o passaporte brasileiro é o primeiro documento a ser providenciado.
O passaporte é o documento por excelência para as nossas viagens internacionais. Há exceções para os brasileiros, por exemplo, quando viajamos para países integrantes do Mercosul (Mercado Comum do Sul) cuja a entrada é permitida apenas com a apresentação do RG.
Uma atenção que todos devemos ter é em relação à validade do passaporte brasileiro. Uma vez, eu perdi uma viagem para Miami, porque mesmo tendo o visto americano na vigência, eu não pude ir, pois o meupassaporte ia expirar antes da viagem acontecer. Fique atento.
Para você que pretende visitar Portugal, França, Alemanha, Espanha ou outro país do Espaço Schengen, você não vai precisar de visto de turista, porque não existe visto de turismo para brasileiros entrarem nesses países. Poderá permanecer somente durante 90 dias. Entretanto, vai precisar de um seguro de viagem com cobertura de saúde. Indicamos o da Allianz Travel que é uma empresa renomada internacionalmente e com ampla cobertura.
Mesmo quando um brasileiro é residente legal em Portugal, por exemplo, quando ele sai do território nacional português, deve portar o passaporte brasileiro em uma viagem dentro da União Europeia. Notem que o título de residência ou o cartão de cidadão pelo tratado de igualdade são válidos somente em Portugal. Já quem é também cidadão português, pode viajar pela UE apenas com o cartão de cidadão português.
Como pedir o passaporte brasileiro
O primeiro passo é entrar no site oficial da Polícia Federal do Brasil e preencher o formulário online. Será gerado um boleto, o GRU, você faz o pagamento e após a comprovação já poderá fazer o agendamento para ir à uma unidade da PFB e apresentar os seus documentos. Uma vez protocolado o seu pedido, você poderá acompanhar o andamento pelo site e quando houver a liberação, basta voltar à unidade para assinar e pegar o passaporte.
O procedimento é simples, não há como estimar tempo, pois cada unidade tem as suas demandas.
Documentos
Há uma lista de documentos para serem apresentados. Os que eu precisei apresentar foram: o meu passaporte antigo, a GRU paga, o RG, certidão de nascimento e a certidão de quitação eleitoral.
GRU
O valor da taxa a ser paga é de R$ 257,25.
Formulário
Tenha em mãos os seus documentos para otimizar o preenchimento do formulário online. Um deles é o seu título de eleitor.
Renovação
Erroneamente, muitas pessoas falam sobre a renovação do passaporte. Pois é, não existe renovação. Uma vez, que o documento expirar, você deve fazer o processo novamente, e receberá um passaporte novo, com numeração nova. Se você reside no Brasil, deve fazer o preenchimento online e ir à PFB, e se mora no exterior, deve fazer contato com o Consulado do Brasil ou com a Embaixada.
Veja a minha experiência e considere as dicas fornecidas nesse vídeo postado no canal Vamu Ver! viagens no YouTube.