Custo de vida em Portugal – Dá para viver de conversão?

Dá para viver em Portugal com o dinheiro do Brasil?

Com planejamento e uma gestão cuidadosa do seu orçamento, é possível viver bem em Portugal.

Trocamos Brasil por Portugal em 2018. Após muita pesquisa e planejamento, decidimos vir de mala, cuia e com cinco animais. Eu vim através do visto de residência D7 e meu companheiro tem a nacionalidade portuguesa.

Muitos seguidores costumam perguntar se vale a pena morar em Portugal e viver de conversão cambial, ou seja real X euro. Eu costumo responder que o custo de vida depende muito do estilo de vida. Há quem tenha estilo de vida minimalista, leva a vida com simplicidade e redução de bens materiais, há quem prefira o estilo de vida urbano, que curte viver em grandes cidades e envolve uma vida movimentada, com acesso a uma grande variedade de serviços, cultura e entretenimento.

Na verdade não há o certo e nem o errado. O que você precisa ter em mente é justamente um planejamento do seu orçamento, independentemente se você ganha em reais ou em euros. Enxugar o orçamento, para alguns não é uma tarefa fácil, já para outros, abrir mão de alguns excessos vale a pena.

O custo de vida em Portugal pode variar bastante dependendo da região em que você mora e do seu estilo de vida. Em geral, as áreas metropolitanas como Lisboa e Porto tendem a ser mais caras, enquanto as áreas rurais podem ser mais acessíveis.

No entanto, é importante destacar que o custo de vida em Portugal pode ser relativamente baixo em comparação com outros países europeus. Para viver de conversão, você precisará converter a sua moeda local para euros e ajustar os seus gastos de acordo.

Algumas dicas para viver de conversão em Portugal incluem:

  1. Comprar produtos de marcas brancas dos grandes supermercados,
  2. Dar preferência a utilizar transportes públicos,
  3. Procurar por moradias mais acessíveis em áreas menos movimentadas da cidade ou em cidades menores;
  4. Optar por programas culturais gratuitos.

Com planejamento e uma gestão cuidadosa do seu orçamento, é possível viver bem em Portugal com uma conversão apoiada pela sua moeda local. Veja a minha experiência no vídeo postado no canal Vamu Ver! DOCS.

Compartilhe:

Cristina Maya

Cristina Maya é influenciadora digital e criadora do Vamu Ver! marca nacional registrada em Portugal pelo INPI, Instituto Nacional da Propriedade Industrial sob o nº 616476.

Postagens nas mídias sociais e no site vamuver.com.
Formada em Letras, lecionou língua inglesa no Brasil. Estudou e morou nos EUA.

Atualmente, promove postagens sobre dicas de viagens, além de tutoriais voltados para Portugal, país onde reside.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá, sou Cristina Maya, idealizadora do Vamu Ver! Adoro viajar e conhecer lugares novos. Ficarei feliz em compartilhar as nossas experiências mundo afora

Planeje sua Viagem

Hospedagem

Alugue um Carro

Remessa Internacional

Posts Recentes

Veja mais conteúdo no Youtube

Desvende os segredos dos documentos e processos burocráticos para viagens e estada em países estrangeiros no canal Vamu Ver! DOCS.

Mergulhe em aventuras pelo mundo, histórias, culturas e dicas de viagens no canal Vamu Ver! VIAGENS.

Depoimentos dos nossos seguidores