Ótima notícia para facilitar a vida do viajante que leva o seu patudo em uma viagem internacional, agora o CVI é online.
Desde o dia 1 de novembro já é possível fazer o pedido do CVI pela internet. A partir do dia 20 de novembro, o procedimento não será mais presencial, sendo assim, somente online.
Os viajantes que levam os seus patudos em viagens internacionais já podem fazer o pedido do CVI online para viajarem para diversos países e agora para a União Europeia, Suíça e Noruega.
O que é o CVI
CVI é a sigla para o certificado veterinário internacional, é o documento que permite o embarque do seu cão ou do seu gato para sair do Brasil e entrar em outro país estrangeiro e vice-versa. É emitido pelo Vigiagro, um órgão do Ministério da Agricultura do Brasil. Cada país tem o seu modelo.
Documentos para pedir o CVI
Ter os documentos do tutor do animal que vai embarcar ou do viajante responsável por ele, atestado de saúde do animal, carteira de vacina em dia conforme a regulamentação do Brasil e do país de destino, além de documentos que comprovem o atendimento aos requisitos sanitários do país de chegada, se for Portugal é o laudo de sorologia antirrábica. O documento é gratuito.
Como proceder
Após reunir os documentos exigidos, você deverá acessar o portal do Ministério da Agricultura para solicitar o CVI eletrônico, preencha o formulário online, envie os documentos escaneados, faça a assinatura eletrônica e acompanhe o processo pelo portal. Saiba mais.
“A emissão do CVI para Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, Colômbia, Estados Unidos, Japão, México, Paraguai, Uruguai e Venezuela somente é realizada pela internet. União Europeia, Noruega e Suíça a partir de 01 de novembro.” MAPA
Nossa experiência
Viemos morar em Portugal e trouxemos duas cadelas e três gatos. Fizemos todos os procedimentos e transformamos em tutoriais postados no canal I Love Pets no YouTube, há uma playlist intitulada Viajar com animais.