O meus visto saiu! E agora, quais documentos eu tenho que providenciar?
Se você já recebeu aquele e-mail tão esperado com o deferimento do seu visto para morar em Portugal, parabéns! Eu sei que é um momento muito aguardado e essa aquisição deve ser comemorada.
Em 2017, quando tive o meu visto D7 aprovado, fiquei radiante. Naquela época, o procedimento do pedido de visto no Rio de Janeiro era feito pelo Consulado de Portugal. Lembro que um dos nossos gatos não estava bem de saúde e ficamos com receio de submetê-lo a uma viagem tão longa dentro da caixa de transporte no porão da aeronave. Então, fui até o consulado para que o visto fosse estampado e pedi para o funcionário se a vigência dele poderia ser a partir de 2018. Ele muito atencioso, perguntou se poderia ser a partir de 1 de janeiro de 2018 e assim foi feito.
No dia 27 de fevereiro de 2018, aterrissávamos em Lisboa com algumas malas, cinco animais e esperança de uma vida melhor.
Preparação para a mudança internacional
Durante o processo, aliás, os processos, pois como falei, trouxemos duas cadelas e três gatos, que fazem parte da turma maluca I Love Pets e cujos procedimentos clínicos e burocráticos estão nos tutoriais no canal no YouTube, na playlist Viajar com animais . Foi comum termos ficado noites sem dormir com ansiedade, se os documentos dos pets iam estar todos liberados para a viagem no tempo certo. Se íamos conseguir vender a casa antes de viajarmos entre outras preocupações que fazem parte dessa mudança internacional.
Mas, como eu sempre digo – no final, sempre dá tudo certo! Eu pesquisei muito, sempre nos sites oficiais dos órgãos públicos em Portugal e no Brasil. Tudo tinha que dar certo, não tínhamos tempo, nem energia e muito menos grana para perder. Resolvi fazer tutoriais baseados nas nossas experiências para ajudar os demais que quisessem saber sobre o visto D7, sobre o processo de pedido de nacionalidade portuguesa, que é o caso do meu marido e também dos procedimentos de como viajar com animais de estimação.
Onde morar em Portugal
Em 2016, eu resolvi fazer uma viagem exploratória a Portugal, pois eu estava pedindo um visto para morar em um país que eu nunca tinha pisado e nem me interessado em visitar anteriormente. Conheci algumas cidades, senti a vibe e decidimos morar no distrito de Setúbal, na cidade do Seixal, onde temos várias filmagens no canal Vamu Ver! Hoje em dia, moramos no distrito de Lisboa, em uma cidade chamada Loures.
Documentos
Naquela época, era menos burocrático pedir o visto de residência D7, para quem não conhece é o visto para aposentados, pensionistas e pessoas que comprovam renda passiva. Após a obtenção do visto, eu aguardei a chegada em Portugal para começar a providenciar os demais documentos para morar em Portugal de fato. Os documentos são pedidos em órgãos públicos diferentes com valores e prazos diferentes.
O primeiro documento que solicitei foi o NIF, que é para Portugal como o CPF é para o Brasil. É um documento gratuito fornecido pelas Finanças de Portugal e na sequencia fui solicitando os demais.
E por último, a dica de quem mora em Portugal há 5 anos e já tem alguma propriedade para sugerir que, se você tem vontade de morar aqui ou em outro país, venha legalizado, venha com visto e com documentos. Cuidado com as pessoas que estão nas mídias sociais dourando a pílula, muitos influenciadores, muitos YouTubers estão sendo investigados pelos organismos portugueses por incentivarem a imigração ilegal e com certeza, eles ganham com isso. Seja perspicaz sempre. Faça pesquisas diretamente nos órgãos do governo português e se tiver dúvidas, entre em contato com eles, afinal falamos a mesma língua, não é?
Deixo aqui para vocês um vídeo postado no canal Vamu Ver! DOCS com passo a passo dos documentos que você deve solicitar ao chegar em Portugal. Tome nota. Perceba que não são todos obrigatórios, alguns você pedirá, caso queira.
Respostas de 2
Obrigado por sua acessoria, está sendo útil demais na minha preparação para esta nova jornada. Nos veremos aí em 2024.
Boa tarde. Obrigada pela audiência. Os nossos conteúdo têm ajudado muitas pessoas ao longo desses anos. Desejamos sucesso!