Uma pergunta muito frequente que recebemos nas plataformas sociais do Vamu Ver! é quais documentos que os brasileiros devem providenciar para pedir o visto de turista para Portugal. Mas, quem acompanha o nosso trabalho já sabe que não existe visto de turista para brasileiros entrarem em Portugal e nem em outro estão-membro da União Europeia.
Então, basta eu pegar o meu passaporte e ir para o aeroporto com a passagem? Claro que não. Você precisa providenciar alguns documentos que vamos listar nessa matéria. Se você já tem o seu visto D7, então não precisa se preocupar em providenciar os documentos abaixo. Basta portar o passaporte com o visto estampado.
O viajante brasileiro deve providenciar alguns documentos para, caso seja questionado tanto no check-in no Brasil, quanto na imigração aqui em Portugal, apresentá-los. Vale lembrar que alguns agentes imigratórios são mais exigentes do que outros, sendo assim, é prudente que você tenha todos os documentos em dia para não ter problemas na imigração. São eles:
Passaporte
O passaporte é o documento essencial para a sua viagem para a Europa e dentro dela. Tenha o seu passaporte dentro da vigência para não ter impedimento de embarcar.
PB-4
O Certificado de Direito à Assistência Médica – CDAM é um certificado oriundo de acordos previdenciários assinados pelo Brasil com Cabo Verde, Itália e Portugal, que permite que cidadãos brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil possam ser atendidos na rede pública de saúde daqueles países como os cidadãos locais.”
Seguro de viagem particular
Se preferir, faça um seguro de viagem/ saúde particular com maior abrangência internacional. Você pode optar em ter o PB-4 ou fazer um seguro viagem. A escolha é sua.
Passagem de retorno ao Brasil: Todo o turista brasileiro deve apresentar a passagem de volta ao Brasil ao fazer o check-in no aeroporto ainda no Brasil e aqui na imigração em Portugal. A passagem deve ter a data de retorno em até 90 dias, pois é o prazo de permanência de todo turista brasileiro.
Comprovativo de alojamento: O turista brasileiro pode optar por ser convidado de alguém que resida legalmente, aqui em Portugal, para isso deve portar a carta-convite. Ou se preferir, pode ficar hospedado em um hotel ou algum imóvel alugado por plataforma temporária.
Comprovativo de meios de subsistência
Não é comum, o agente imigratório pedir essa comprovação, mas é sempre bom que o viajante saiba. Temos um vídeo no canal onde explicamos a continha a ser feita para a comprovação da subsistência. Assista também: Com quanto dinheiro posso viajar.
Para cada documento acima, há pelo menos um vídeo postado no canal Vamu Ver! no YouTube. Acesse e tire as suas dúvidas.