Entro em Portugal com a Carta-Convite?

O termo de responsabilidade é um documento popularmente conhecido como carta-convite. Com ele, o viajante adentra Portugal sem a necessidade de comprovar os meios de subsistência e o alojamento por conta própria, tendo esses assistidos e garantidos por quem fornece a carta. Muitas pessoas confundem a finalidade deste documento, perguntam se portando esse documento poderão morar em Portugal, legalmente. A resposta é – não. A carta-convite é um documento que tem duas finalidades apenas, ou para alojamento ou para meio de subsistência, e no caso do brasileiro turista para ambos.

Respondendo a pergunta – sim e não. Como assim? A sua entrada em Portugal, depende da permissão do agente imigratório no aeroporto em Portugal, e para tal, dependerá do que você responderá a ele. Se veio para passear, fale que veio a turismo e ficará X dias aqui, diga a morada, caso não saiba de cor, fale que está escrito no documento, diga o nome e a ligação da pessoa que te forneceu, fale sobre a sua passagem de retorno para a data Y. Responda somente o que o agente perguntar, de forma sucinta, objetiva e clara, sem rodeios e mimimis. Vamos entender.

Por tratar-se de um documento e pelo cunho de responsabilidade, como o próprio nome já determina, tenha cuidado ao assinar e fornecê-lo.

Quem pode assinar a carta-convite deve comprovar através do cartão de cidadão que tem residência em Portugal, que mora aqui, sendo cidadão nacional português ou imigrante legalizado.

Saiba mais sobre esse documento – CARTÃO DE CIDADÃO https://www.youtube.com/watch?v=Jf1KUC77okU&t=11s

Uma vez confeccionada a carta e apresentada na imigração para entrada em território nacional português, o anfitrião, ou seja, quem forneceu o documento se responsabiliza pelo seu convidado no tocante ao alojamento e aos custos financeiros durante a sua estada. Perceba que há uma diferença entre turista e portador de visto, no segundo caso, a responsabilidade do anfitrião é somente em relação ao alojamento.

Sempre pontuamos os cuidados tanto para quem porta a carta-convite, quanto, principalmente para quem a fornece. Temos dois tutoriais no canal Vamu Ver! no YouTube para acesso público, onde pontuamos esses e outros detalhes.

Certo dia, um membro que fazia parte de um dos meus grupos, mandou uma mensagem para o inbox da página no Facebook, com muitos elogios sobre o nosso trabalho, pediu o meu TELEMÓVEL, queria dar-me dicas de como fazer meus vídeos, enfim, como sou macaca velha, já percebi que era papo de cerca-lourenço… Depois de um certo tempo, ele foi no alvo, finalmente, depois do blá blá blá, pediu na cara de pau, uma carta-convite pra mim, alegando que, segundo ele, o QI ajuda muito, diga-se que QI nesse caso seria “Quem Indica”, e que poderia custear… Eu passada e engomada com tamanha cara de pau, retruquei e disse que ia ser tão direta quanto ele foi – “senhor, eu daria carta-convite para três pessoas apenas – meu pai, minha mãe e minha irmã, entretanto os três já faleceram!” Em seguida ele mandou algo, que não li e apaguei. Essa pessoa, inclusive já não pertence aos nossos grupos, após ter sido denunciado por postagens e comentários sem sentido.

Bem, o que quero deixar para vocês é que o termo de responsabilidade deve ser fornecido por quem você conhece e confia e o inverso é verdadeiro. Sabemos que infelizmente, há pessoas de comercializam isto, e são ou não sabedoras de que estão a cometer um crime. Caso você saiba de algum caso, reporte imediatamente ao SEF, Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, que é o órgão responsável pelos imigrantes em Portugal, não podemos compactuar com pessoas desse calibre.

HOSPEDE-SE EM LISBOA: https://bit.ly/3bc3JVq

HOSPEDE-SE NO PORTO: https://bit.ly/3bc3JVq

HOSPEDE-SE EM ALBUFEIRA: https://bit.ly/3bc3JVq

Modelo da carta-convite sugerido pelo SEF: https://www.sef.pt/pt/Documents/TR_Fronteiras.pdf

Abaixo deixarei um dos vídeos sobre a carta-convite postados no nosso canal.

GANHE DESCONTOS – usando os nossos códigos:

SIGA O VAMU VER! NAS REDES SOCIAIS:

✔ Site: www.vamuver.com

✔ Facebook: http://bit.ly/vamuverfacebook

✔ Instagram: http://bit.ly/vamuverinstagram

✔ YouTube: http://bit.ly/2DeXRe1

Compartilhe:

Cristina Maya

Cristina Maya é influenciadora digital e criadora do Vamu Ver! marca nacional registrada em Portugal pelo INPI, Instituto Nacional da Propriedade Industrial sob o nº 616476.

Postagens nas mídias sociais e no site vamuver.com.
Formada em Letras, lecionou língua inglesa no Brasil. Estudou e morou nos EUA.

Atualmente, promove postagens sobre dicas de viagens, além de tutoriais voltados para Portugal, país onde reside.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá, sou Cristina Maya, idealizadora do Vamu Ver! Adoro viajar e conhecer lugares novos. Ficarei feliz em compartilhar as nossas experiências mundo afora

Planeje sua Viagem

Hospedagem

Alugue um Carro

Remessa Internacional

Posts Recentes

Veja mais conteúdo no Youtube

Desvende os segredos dos documentos e processos burocráticos para viagens e estada em países estrangeiros no canal Vamu Ver! DOCS.

Mergulhe em aventuras pelo mundo, histórias, culturas e dicas de viagens no canal Vamu Ver! VIAGENS.

Depoimentos dos nossos seguidores