Exposição Nosso Barco Tambor Terra do artista Ernesto Neto no MAAT em Lisboa
Sensações. Cheiros. Cores. Sons. Surpresas. Lembranças. São algumas palavras que descrevem a exposição Nosso Barco Tambor Terra do artista plástico carioca Ernesto Neto no Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia em Lisboa.
Ao entrarmos no museu, já ouvimos alguns sons vindos do piso inferior onde está a instalação temporária, provenientes de alguns instrumentos de percursão. Ao descermos a rampa em forma de caracol, também somos surpreendidos por cheiros vindos de sacos pendurados feitos de tecidos. Alguns são preenchidos com algumas iguarias da nossa terra natal, o Brasil, feijão, milho arroz, cominho, ervas. E bate aquela saudade…
Os visitantes são envolvidos pela atmosfera da Mãe Terra, aquela que nos alimenta. Eu me senti acolhida, parecia estar em uma floresta da Mata Atlântica. Tiramos os calçados e começamos a caminhar por cascalhos e nos deparamos com enormes árvores coloridas feitas de chita, um tecido de algodão bem conhecido no Brasil. Os instrumentos já te convidam para serem tocados e assim o fizemos. Exploramos todo o espaço e ao fim, agradecemos à Mãe Terra, à natureza, tudo o que elas nos proporcionam.
Ernesto Neto é um renomado artista plástico brasileiro conhecido por suas obras de arte contemporânea que exploram temas como a sensorialidade e a interação do público com o espaço. Nascido no Rio de Janeiro em 1964, Neto utiliza materiais como tecidos, resinas e especiarias para criar instalações imersivas e envolventes que convidam os espectadores a uma experiência tátil e emocional. Seu trabalho frequentemente desafia as fronteiras tradicionais da arte, promovendo um diálogo entre o corpo, o espaço e a percepção sensorial. Com exposições em importantes museus e galerias no mundo, agora é hora de mostrar para Portugal o Nosso Barco Tambor Terra.
A exposição Nosso Barco Tambor Terra está no MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia em Lisboa até outubro. Sugerimos que compre o ingresso com antecedência para evitar filas. O custo é de 11€ e o visitante também pode conhecer outras instalações temporárias e permanentes nas galerias e outras partes do museu, que tem uma arquitetura bem contemporânea, que lembra as curvas de Oscar Niemeyer.
Fizemos um vídeo curto da visita e postamos no canal Vamu Ver! no YouTube.