O que será que essa feira tem?
Visitamos uma feira em Portugal com um nome bem chamativo, é a Feira da Foda. Sim! Isso mesmo. Bem, não se ofenda, há uma razão para esse nome.
O evento acontece anualmente na freguesia de Pias, no concelho de Monção, ao norte de Portugal, no distrito chamado Viana do Castelo, que faz divisa com a Espanha.
Infelizmente, a feira não aconteceu em 2020 e nem em 2021, por causa da pandemia. A última edição foi em março de 2019.
A entrada é gratuita e começa ao incío da noite e são três dias de festividade. Tem tendas externas com venda de artigos da região semi-rural, chapéus, calçados, artesanato, Na parte interior da feira, há os espetáculos de dança, competições, degustações de comida e bebida e um amplo espaço para refeições.
Há também, exposições de veículos rurais, como tratores de última geração. E logo na entrada, há os carneiros e outros ovinos, que não poderiam faltar nessa feira em Portugal.
Culinária local, diversão e tradição portuguesa, na Feira da Foda, aqui em Portugal.
Origem do nome
Reza a lenda, que durante a Idade Média, os moradores dessa região costumavam ir às feiras para comprarem gado e demais artigos, uma vez que eles não posssuiam rebanho. Os vendedores usavam de má fé para comercalizarem os bovinos que não estavam em “boas” condições. O que acontecia – os bois que ainda não estavam no ponto de serem vendidos, ou sejam, ainda estava magros, eram alimentados pelos criadores com feno e muito sal, para que bebessem bastante água e ficarem pesados.
Quando os compradores, ao perceberem que o gado estava magro, após umas idas à casa de banho (banheiro) exlcamavam “QUE FODA!”
Há quem afirme que o nome vem do setor gastronômico, pois o prato principal da festa é o Foda à Monção, cuja carne é do cordeiro, tipicamente da região.
Feiras Medievais
As feiras medievais são muito comuns aqui na Europa por tradição. Ocorrem no verão e recebem turistas do mundo todo.
Destacamos duas no distrito em que moramos, Setúbal.