O Consulado-Geral do Brasil em Lisboa anunciou que o órgão estará em greve a partir da proxima quarta-feira, 28 de setembro até o dia 7 de outubro.
Os funcionários reivindicam aumento dos salários além da contratação de mais funcionários para assumirem cargos, o que desafogaria os serviços acumulados. Há mais de uma década que não há reajuste salarial.
Quem tem agedamento de algum tipo de serviço presencial para esse período da paralização, deve aguardar contato do órgão para o reagendamento ou fazer contato pelo portal e-consular através do seu perfil.
Lisboa é o maior colégio eleitoral fora do Brasil, aqui em Portugal, somos mais de 250 mil brasileiros. Em nota, o Consulado informou que em nada mudará para quem vai votar nas eleições presidenciais daqui a uns dias.
Os brasileiros residentes em Portugal que transferiram o domicílio eleitoral poderão votar para presidente. Lembrando que o voto é um dever de nós cidadãos brasileiros. Para quem não transferiu, há de justificar a ausência via internet ou ainda assim, pagar uma multa caso não justifique. Veja mais informações sobre como proceder aqui em Portugal.
Mas, há a chance da greve terminar antes do dia 7, se as exigências feitas forem cumpridas.