O lince-ibérico (Lynx pardinus) é uma espécie de felino em perigo crítico de extinção endêmica da Península Ibérica. O que um lince estaria fazendo em Lisboa?
Os linces-ibéricos habitam principalmente áreas de matagal, florestas e pastagens da Península Ibérica, incluindo partes da Espanha e Portugal. Eles são altamente especializados em caçar coelhos, que constituem a maior parte de sua dieta. Nos últimos anos, foram implementados esforços de conservação para proteger essa espécie ameaçada, incluindo programas de reprodução em cativeiro e reintrodução em habitats adequados.
Essa escultura chama a atenção pelo seu tamanho, cores e por ser construído a partir de resíduos de lixo e materiais de plástico, como uma simples lixeira, por exemplo. É um símbolo da biodiversidade da Península Ibérica. Está no Parque das Nações em Lisboa, Portugal.
Artur Bordalo, também conhecido como Bordalo II, é um artista urbano e ativista português famoso por suas esculturas de animais feitas a partir de materiais reciclados e resíduos, muitas vezes encontrados em áreas urbanas. Ele ganhou reconhecimento internacional por seu trabalho que aborda questões ambientais, o consumo excessivo e o impacto humano no meio ambiente. Suas obras não apenas atraem a atenção estética, mas também provocam reflexão sobre a necessidade de conservação da natureza e o manejo sustentável de recursos e estão em alguns pontos de Portugal.
Postamos um vídeo no canal Vamu Ver! no YouTube, onde percorro alguns pontos de interesse no Parque das Nações em Lisboa e mostro o lince-ibérico de pertinho. Veja o vídeo.