Implantação do Microchip em Cães e Gatos
Em 2018, finalmente chegamos em Portugal com os nossos três gatos e duas cadelas. Relatamos todo o passo a passo dos processos clínicos e burocráticos no canal I Love Pets! no YouTube nessa playlist Viajar com animais.
A microchipagem é em si, o primeiro procedimento para ser realizado no seu animal, para que você viaje com ele para Portugal e também para outros estados-membros da União Europeia. No site do Ministério da Agricultura, na seção do Vigiagro, encontram-se todas as informações sobre os documentos exigidos para a entrada de animais domésticos em Portugal e em outros países.
A Coordenação Geral da Vigilância Agropecuária – VIGIAGRO, é a responsável pela avaliação e emissão do documento de embarque do seu animal de estimação no Brasil.
O que é microchipagem?
É a implantação subcutânea no dorso do animal do dispositivo eletrônico (microchip) que armazena um código numérico único. Este código vai conter as informações do seu animal. Entretanto para que seja aceito em Portugal, o microchip deve atender ao padrão ISO 11784 e ISO 11785.
Quando realizar?
Esse procedimento deve ser o primeiro a ser realizado, o microchip deve ser implantado antes da aplicação da vacina antirrábica para que seja válido na União Europeia. Essa é uma orientação oficial do DGAV Direção-Geral de Alimentação e Veterinária, entidade responsável pela entrada e saída dos animais em território nacional português. Faça a microchipagem o quanto antes, pois os demais procedimentos podem levar algum tempo, o que pode atrasar ou impedir o embarque do seu quadrúpede favorito.
Como é Feita a Aplicação do Microchip?
O animal não precisa ter algum preparo especial para o procedimento. Ao chegar à clínica veterinária, o médico irá fazer a assepsia do dorso do animal e em seguida, com o aplicador implantará na parte subcutânea o mini transponder (microchip). O procedimento em si, demora menos de um minuto. Logo, o veterinário irá passar a leitora sobre o dorso e aparecerá o código numérico.
Certificado de Microchipagem
É o documento que comprova que o animal tem um código numérico. No certificado encontram-se todos os dados de identificação do animal: nome, espécie, raça, nome do tutor/ proprietário, número do microchip, data em que foi michochipado, nome, assinatura, carimbo e CRMV do veterinário que fez a aplicação.
Ao chegar aqui em Portugal, você vai precisar apresentar esse documento para que o veterinário faça o cadastro dele no SIAC, um sistema de dados que é obrigatório ser feito.
Leia os outros posts sobre como viajar com animais aqui no nosso site.
Postamos um vídeo no canal I Love Pets com o passo a passo.
Respostas de 3
Olá,
Minha cachorra tem 12 anos e já tem microchip desde 2016. Na época eu fiz o plano Health 4 Pet da Porto, que era obrigatório a microchipagem. Porém não emitiram o certificado. Agora lendo sobre, fiquei sabendo que o certificado de microchipagem eh obrigatório. Sabe se qualquer veterinário consegue emitir um novo certificado para um cachorro com microchip?
Boa tarde.
Sim, basta ir a um veterinário, pedir a fazer a leitura do chip e fazer a atualização dos dados.
Olá, Murilo, estou na mesma situação. Conseguiu solucionar?