Quando penso em Montmartre duas lembranças vêm à cabeça – O Moulin Rouge (claro, que embalada pela música “Lady Marmalade” e pelo famoso refrão “Voulez-vous coucher avec moi?” e o Café Des Deux Moulins, ambos foram cenários de dois filmes que assisti e quando fui à Paris da última vez, decidi visitar.
Montmartre é um bairro típico e famoso pela boemia e pelo sex appeal em Paris. O acesso de metrô é fácil e um dos meios de transporte mais rápidos.
Desembarcamos na estação Blanche e “voilà!” já estamos de cara pra o Boulevard de Clichy, justamente ali do outro lado da avenida está o Moulin Rouge.
Ao caminhar pela avenida podemos facilmente evidenciar isto, pois são casas noturnas ADULTAS e sex shops, um ao lado do outro, os famosos cabarés parisienses e seus deleites.
O Moulin Rouge foi um dos primeiros cabarés construídos, funciona até os dias atuais desde 1889. Palco de muitos eventos musicais, dançarinas que habilidosamente dançavam o cancan e levavam os espectadores à loucura, um deles era ao famoso pintor Toulouse-Lautrec, que além de frequentador assíduo, também contribuiu com o seu trabalho na divulgação do cabaré.
Como não estávamos com traje apropriado e queríamos jantar no Café Des Deux Moulins ali perto, não arriscamos entrar para assistir a um espetáculo, que eu acho que deve ser um bocadinho caro… Da próxima vez, iremos consultar o site deles e quem sabe, assistiremos: http://www.moulinrouge.fr/offres/soirees-vip?lang=en
Podemos ter uma ideia do interior e do glamour do Moulin Rouge, através dos filmes e é claro, o que vem à cabeça é o filme homônimo de 2001, protagonizado por Nicole Kidman e Ewan McGregor.
Depois daquela foto clássica com o plano de fundo do Moulin Rouge, partimos ladeira acima em direção ao Café Des Deux Moulins , um restaurante que foi cenário do filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain também de 2001.
O restaurante, com ar de café, fica na esquina das ruas Lepic e Cauchois. Não há como errar, ao sair da Praça Blanche, ali no metrô, seguir a rua de frente que é a Rue Lepic, no número 15, perpendicular ao Boulevard de Clichy.
Como dentro do estabelecimento não é permitido filmar, apenas fotografamos e fizemos a filmagem do café. Há esplanada com mesas e cadeiras onde os visitantes podem saborear uma refeição na área externa, ou adentrar e apreciar o cenário do filme com riqueza de detalhes.
A tradução do nome do estabelecimento é ‘Café dos Dois Moinhos‘ , que são os dois moinhos históricos próximos, o Moulin Rouge e o Moulin de la Galette.
Segue o site do restaurante para mais informações: https://cafedesdeuxmoulins.fr/pt
O Fabuloso Destino de Amélie Poulain retrata uma jovem francesa que passa a viver em Montmartre e trabalhar como garçonete nesse café que é pano de fundo do filme. Todos que lá vão, tiram fotos da personagem do filme, que entre outros itens reconhecemos de imediato.
O bairro de Montmartre tem muito mais a ser explorado, esse foi um pequeno fragmento da nossa última viagem à Paris.
Sugerimos a leitura desse artigo sobre o nosso passeio em um bateau mouche pelo Rio Sena: https://vamuver.com/dica-de-viagem-barco-em-paris/
Veja mais dicas de Paris na playlist “Vamu Ver! em Paris” no canal Vamu Ver! no YouTube.
Au revoir !