Desafios e oportunidades para quem decide morar no exterior


Para uns é um processo fácil, já outros não conseguem se adaptar

Nesses sete anos do Vamu Ver! tenho recebido vários convidados, a maioria brasileiros, os quais relatam suas experiências de vida em outros países. Eu a-do-ro fazer as entrevistas da série A Minha Vida de Imigrante, porque também me identifico, afinal de contas, sou uma estrangeira em terras lusitanas e também já morei na terra do Tio Sam. A cada dia é um aprendizado diferente quando moramos no exterior.

O que percebo nos entrevistados é a motivação, cada um com a sua e em resumo, no fundo todos temos o mesmo desejo, o desejo da busca de uma vida melhor e de um mundo novo a ser descoberto.

Fácil para uns, mas para outros…

Morar no exterior é uma jornada repleta de motivações diversas. Algumas pessoas buscam novos horizontes profissionais, explorando oportunidades de trabalho e carreira em países estrangeiros, enquanto outras embarcam nessa aventura em busca de uma experiência cultural enriquecedora. Para muitos, a educação de qualidade é a chave, impulsionando estudantes a explorar novos sistemas acadêmicos e adquirir uma perspectiva global.

A busca por uma qualidade de vida melhor, por segurança, o desejo de enriquecer seu círculo social com conexões interculturais, ou mesmo escapar de condições políticas ou econômicas, podem ser fortes impulsionadores para quem pretende morar no exterior. Em última análise, morar no exterior oferece uma oportunidade única de crescimento pessoal, autoconhecimento e uma perspectiva singular do mundo.

Dentre as diversas entrevistas que fiz ao longo desses anos no Vamu Ver! sobre morar no exterior, uma delas foi a mais tocante, pois em quase todos os casos, os convidados e seus familiares tinham a vontade de imigrar/ emigrar. Em particular, essa família de refugiados ucranianos veio morar em Portugal para sobreviver. Conversamos sobre como foi ter de deixar o seu país sem querer, de uma hora para outra, deixar pai, tio, avô para trás, deixar tudo para trás. Tudo muito triste.

As entrevistas

São tantas experiências de vida, tantos relatos… Se você pretende morar no exterior, tenha em mente que somos estrangeiros, devemos respeitar para sermos respeitados. Estamos entrando em um terreno diferente. Esteja aberto às novidades boas e ruins. Todas são aprendizados de vida. Através desse link, você poderá acessar a playlist Podcasts – morar no exterior com todas as entrevistas no canal Vamu Ver! DOCS no YouTube. Se você morou ou mora em outro país, tenho certeza de que vai se identificar com muitos aspectos dos entrevistados. Assista.

Compartilhe:

Cristina Maya

Cristina Maya é influenciadora digital e criadora do Vamu Ver! marca nacional registrada em Portugal pelo INPI, Instituto Nacional da Propriedade Industrial sob o nº 616476.

Postagens nas mídias sociais e no site vamuver.com.
Formada em Letras, lecionou língua inglesa no Brasil. Estudou e morou nos EUA.

Atualmente, promove postagens sobre dicas de viagens, além de tutoriais voltados para Portugal, país onde reside.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais conteúdo no Youtube

Desvende os segredos dos documentos e processos burocráticos para viagens e estada em países estrangeiros no canal Vamu Ver! DOCS.

Mergulhe em aventuras pelo mundo, histórias, culturas e dicas de viagens no canal Vamu Ver! VIAGENS.

Depoimentos dos nossos seguidores