Nênem tem megaesôfago, uma anomalia que requer cuidados

Nênem nasceu com megaesôfago, ou seja, tem o esôfago maior do que o normal. Essa anomalia também ocorre em humanos. Há tratamento? Bem, há casos cirúrgicos, mas não há cura. Há de ajustar a vida do cão para que se adapte e viva bem com essa condição.

Assim que nasceu no dia 9 de julho de 2010, já dava para perceber que a Nênem era diferente dos irmãozinhos. Enquanto todos estavam mamando e sempre ativos, ela sempre apática, mais magra e quando conseguia mamar, em seguida botava tudo pra fora. Por esse motivo, eu fiquei com ela, pois sabia que não seria qualquer pessoa que ia querer um bichinho que já veio com “defeito” de fábrica. Sabemos como são os “HUMANOS”, muitas vezes de humanos nada têm!

As primeiras fotos da Nênem bebê

O Megaesôfago

Esse problema pode ser congênito, como foi o caso da Nênem ou também pode ocorrer ao longo da vida, sem que o animal tenha nascido com o megaesôfago. Cães com esta condição apresentam certos sintomas, um deles, é a regurgitação, ou seja, quando o animal come ou bebe em demasiado e rapidamente em seguida, expele tudo, tipo um vômito, mas não é vômito. Há uma diferença, entre regurgitar e vomitar, esse segundo tem a participação dos músculos, a regurgitação é um processo passivo, sem os movimentos peristálticos.

Uma ecografia não garante o diagnóstico do megaesôfago, então nos primeiros anos de vida, Nênem foi submetida a uma endoscopia, procedimento que precisa de anestesia geral e não é feita em qualquer clínica.

Fui entendo isso e sempre pesquisando, pois Nênem nunca conseguiu engordar muito. Seu apelido no hotel canino em que ficava era Magriça, carinhosamente chamada. Sempre foi uma cadela ativa e alegre.

Os cães que têm esse problema precisam ter alguns hábitos específicos e precisam de tutores com paciência, dedicação e principalmente, tempo disponível para darem aos seus animais uma boa condição de vida.

Temos o comedouro e bebedouro suspensos, pois os cães não devem comer com a cabeça baixa. Há cadeiras especiais onde o cão fica sentado mesmo, mas nunca compramos. Quando dou ração granulada para ela, é um grão de cada vez, bolinha por bolinha, pouca quantidade e ela tem de mastigar. Se eu colocar a ração no pote, ele come tudo de uma vez e em seguida, regurgita.

Eu tive uma outra cadela, uma pastora alemã chamada Bebê que também tinha megaesôfago. Nos foi “doada” por uma pessoa que tinha um canil. De primeiro achei estranho essa doação, pois deixaram de ganhar dinheiro vendendo a filhote para doar-nos??? Claro, que não foi um simples gesto humildade da pessoa, ela simplesmente não ia conseguir monetizar a venda da Bebê porque esta tinha essa condição, tinha megaesôfago e nós ficamos com ela até o fim. Viveu pouco, não morreu disto, mas foi muito feliz. Descobrimos que ela tinha megaesôfago pois comia muito e nada parava no seu estômago. E adaptamos tudo para ela. Os animais que têm essa condição têm a tendência, a serem magros.

Nênem com 1 aninho

Compramos um comedouro com formato de labirinto, onde a ração fica enfileirada, fazendo com que o cão coma uma por uma. Mas, a indicação para os cães que têm o megaesôfago é que comam comida pastosa.

Dieta diária da Nênem

A dieta da Nênem se baseia em legumes e verduras cozidos no vapor e depois eu amasso e corto em pedaços bem pequeninos. Ao acordar, misturo os suplementos vitamínicos e antioxidante Toula à papa. À tarde, algumas bolinhas de ração sem glúten, à noitinha, ovo cozido misturado à ração úmida. Sempre após cada refeição, eu a mantenho de pé, vamos passear no quintal. Não deixo que ela se deite, pois o risco de regurgitação é grande. Fizemos um vídeo mostrando os produtos e os procedimentos.

Ao longo desses 14 anos da Nênem, passamos algumas noites sem dormir com esses episódios de regurgitação, idas até as urgência em hospitais veterinários, consultas e exames inesperados… Apesar das doenças que já teve, além dessa condição do megaesôfago, Nênem é realmente muito forte! Quando era bebê teve a doença do carrapato, infecção no esôfago, estomatite, alguns episódios de pneumonia, ficou debilitada quando perdeu a Gigi, sua mãe e companheira de vida no ano passado. Mas, o que torna a Nênem forte, é a sua alegria e a sua vontade de viver!

Apesar de todo o cuidado que temos com ela, essa semana, ela teve mais um episódio de regurgitação e teve bronco aspiração, com o engasgo, o líquido vai para o pulmão e é por isso que os cães com megaesôfago costumam ter pneumonia por aspiração. Novamente, ela está tomando antibiótico e dessa vez, como ficou com muita dificuldade em respirar, também está fazendo uso de bronco dilatador e corticóide. Está reagindo super bem ao tratamento.

Sabemos que a condição do megaesôfago, quando não tratada, pode fazer com que o animal tenha pneumonia, pois os líquidos podem ir para os pulmões. Com o passar do tempo, os órgãos vão perdendo as capacidades, isso em todos os animais, em todos nós humanos, nas nossas máquinas funcionais de vida. Fazer o quê? Cuidar bem deles. Alimentar da melhor forma, com a melhor comida, melhor ração. Proporcionar momentos felizes com eles. Amá-los! E é isso que temos feito para Nênem e a todos os que pudermos ajudar, pois uma das minhas missões aqui é essa – amar e ajudar aos que precisam e não têm voz para pedirem socorro.

Nênem recarregando a bateria, zzzzzz.
Nênem nasceu no Brasil e veio morar em Portugal em 2018

Se você tem um pet com megaesôfago, veja que é possível cuidar dele. Tenha atenção à alimentação e à suplementação.

Nênem pediu para você subscrever o canal I Love Pets no YouTube, onde ela e os outros pets fazem coisas engraçadas. Lá no canal também há informações de como viajar com os animais de estimação para o exterior.

https://www.youtube.com/@ILovePetss

Compartilhe:

Cristina Maya

Cristina Maya é influenciadora digital e criadora do Vamu Ver! marca nacional registrada em Portugal pelo INPI, Instituto Nacional da Propriedade Industrial sob o nº 616476.

Postagens nas mídias sociais e no site vamuver.com.
Formada em Letras, lecionou língua inglesa no Brasil. Estudou e morou nos EUA.

Atualmente, promove postagens sobre dicas de viagens, além de tutoriais voltados para Portugal, país onde reside.

Respostas de 2

  1. Ótimo esclarecimento, Cris! Obrigada por compartilhar!🩵🙏🏼 Vida longa e feliz a essa guerreirinha, pra toda a turminha do I Love Pets e pra vocês, papais!💛🐾😍

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais conteúdo no Youtube

Desvende os segredos dos documentos e processos burocráticos para viagens e estada em países estrangeiros no canal Vamu Ver! DOCS.

Mergulhe em aventuras pelo mundo, histórias, culturas e dicas de viagens no canal Vamu Ver! VIAGENS.

Depoimentos dos nossos seguidores