Após visitarmos vários sítios em Braga o dia todo, bateu aquela fome. Seguimos a sugestão de amigos e fomos jantar na Taberna Belga, um restaurante famoso da cidade.
Há duas unidades e a minha dica é que você faça a sua reserva online, pelo site deles, sempre há filas para entrar, pois todos que passam por Braga querem degustar o prato principal da casa, a famosa – Francesinha.
A Francesinha é um prato típico e originário da cidade do Porto, cidade vizinha de Braga, mas aqui no norte de Portugal, é considerada uma tradição para os turistas que visitam a região.
É um sanduíche feito de linguiça, salsicha fresca, fiambre, carnes frias e bife bovino, com cobertura de queijo derretido. O molho é de tomate, cerveja e piri-piri, uma espécie de pimenta e no topo, um ovo frito estrelado. É. comumente servida com batata frita.
Há variações da receita original da Francesinha, assim como há teorias sobre o surgimento do prato. Uma delas é que o criador foi Daniel David Silva, morador da região do Minho, que após estar emigrado, teve as influências do croque-monsieur, (um sanduíche quente feito com presunto e queijo) confeccionando-o por volta de 1953 na Regaleira, restaurante da rua do Bonjardim no Porto, que ainda hoje serve a iguaria, publicitando-se como local de origem da mesma.
Segundo pesquisas sobre o nome Francesinha, o criador do sanduíche afirmava que “A mulher mais picante que conheço é a francesa”. Ula-lá!
O cardápio da Taberna do Belga é variado. Pedimos cerveja artesanal e se você gosta de sobremesas, vai adorar as sugestões do chef.
Na Taberna do Belga, há cervejas para todos os gostos. Escolhemos essa escura, servida nesse recipiente onde tem um charme a mais.
Para reservas: https://tabernabelga.pt/
Saiba mais sobre a nossa estada em Braga. Acesse os vídeos do canal Vamu Ver! no YouTube.