Para você que é beneficiário no Brasil, aposentado, pensionista de algum órgão, seja público ou privado, no âmbito municipal, estadual ou federal e reside em outro país, sabe que para continuar a receber o seu pagamento deve fazer a prova de vida anual.
Nesse artigo, vamos apresentar as opções para você fazer o seu recadastramento e continuar a ter o direito ao recebimento.
No Consulado
Nos anos anteriores, eu fui até o Consulado do Brasil em Lisboa, e apresentei-me no mês do meu aniversário e realizei a prova de vida. Apresentei o meu passaporte e alguns dados pessoais foram inseridos em um formulário. Após a entrega do documento, eu fui até uma agência dos correios aqui em Portugal (CTT) e fiz o envio para o setor de pagamento do MAPA, no Rio de Janeiro, Ministério da Agricultura, órgão do qual sou pensionista.
Você deve verificar com o seu órgão pagador sobre o endereço e sobre o envio, pois para os militares, o envio é feito pela embaixada, diferentemente dos civis.
Pelo Celular
O aplicativo do INSS vai inovar no tocante à prova de vida, muitos beneficiários que estão a residir em outros países, muitos que têm dificuldade de locomoção poderão fazer a prova de vida usando o celular. Há o aplicativo para os beneficiários do INSS e outro para os que recebem pelo SIAPE/ SIGEPE.
No Banco
Para os que têm disponibilidade para o deslocamento ao Brasil, podem fazer o recadastramento no Banco. Em 2019, eu fui ao Brasil e fiz o recadastramento anual em uma agência do Banco do Brasil, banco pelo qual recebo a minha pensão federal.
Não precisa ser necessariamente, a sua agência de origem. Você pode dirigir-se a qualquer agência, munido de um documento de identificação, apresente-se ao funcionário que vai verificar e checar os seus dados no sistema e procederá ao serviço e pronto.
A comunicação do recadastramento é feita do banco para o MAPA, eu somente preciso ir ao banco, sem ter de ir ao MAPA. Como segurança, peça uma cópia do documento feito para o funcionário.
Na Junta de Freguesia
É uma das formas de fazer a prova de vida aqui em Portugal. Mas, atenção, um seguidor relatou que fez a prova de vida pela junta de freguesia, enviou para o Brasil e não foi aceito. Para quem desejar assim proceder, deve entrar em contato direto com o órgão pagador e saber se aceitam.
Pelo Aplicativo
Basta ter cadastrado a biometria no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para o título de eleitor, ou no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), para a carteira de motorista digital e seguir o passo a passo. Ano que vem, voltarei a fazer pelo aplicativo, além de ser cômodo, pois você pode fazer em qualquer lugar em alguns minutos tudo estará resolvido, é gratuito e funcional. Assista. Postei um breve tutorial da minha experiência no canal Vamu Ver! DOCS no YouTube.