Opções Para Fazer Prova de Vida

Anualmente, devemos fazer a prova de vida para continuarmos a receber os benefícios

Para você que é beneficiário no Brasil, aposentado, pensionista de algum órgão, seja público ou privado, no âmbito municipal, estadual ou federal e reside em outro país, sabe que para continuar a receber o seu pagamento deve fazer a prova de vida anual.

Nesse artigo, vamos apresentar as opções para você fazer o seu recadastramento e continuar a ter o direito ao recebimento.

No Consulado

Nos anos anteriores, eu fui até o Consulado do Brasil em Lisboa, e apresentei-me no mês do meu aniversário e realizei a prova de vida. Apresentei o meu passaporte e alguns dados pessoais foram inseridos em um formulário. Após a entrega do documento, eu fui até uma agência dos correios aqui em Portugal (CTT) e fiz o envio para o setor de pagamento do MAPA, no Rio de Janeiro, Ministério da Agricultura, órgão do qual sou pensionista.

Você deve verificar com o seu órgão pagador sobre o endereço e sobre o envio, pois para os militares, o envio é feito pela embaixada, diferentemente dos civis.

Pelo Celular

O aplicativo do INSS vai inovar no tocante à prova de vida, muitos beneficiários que estão a residir em outros países, muitos que têm dificuldade de locomoção poderão fazer a prova de vida usando o celular. Há o aplicativo para os beneficiários do INSS e outro para os que recebem pelo SIAPE/ SIGEPE.

No Banco

Para os que têm disponibilidade para o deslocamento ao Brasil, podem fazer o recadastramento no Banco. Em 2019, eu fui ao Brasil e fiz o recadastramento anual em uma agência do Banco do Brasil, banco pelo qual recebo a minha pensão federal.

Não precisa ser necessariamente, a sua agência de origem. Você pode dirigir-se a qualquer agência, munido de um documento de identificação, apresente-se ao funcionário que vai verificar e checar os seus dados no sistema e procederá ao serviço e pronto.

A comunicação do recadastramento é feita do banco para o MAPA, eu somente preciso ir ao banco, sem ter de ir ao MAPA. Como segurança, peça uma cópia do documento feito para o funcionário.

Na Junta de Freguesia

É uma das formas de fazer a prova de vida aqui em Portugal. Mas, atenção, um seguidor relatou que fez a prova de vida pela junta de freguesia, enviou para o Brasil e não foi aceito. Para quem desejar assim proceder, deve entrar em contato direto com o órgão pagador e saber se aceitam.

Pelo Aplicativo

Basta ter cadastrado a biometria no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para o título de eleitor, ou no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), para a carteira de motorista digital e seguir o passo a passo. Ano que vem, voltarei a fazer pelo aplicativo, além de ser cômodo, pois você pode fazer em qualquer lugar em alguns minutos tudo estará resolvido, é gratuito e funcional. Assista. Postei um breve tutorial da minha experiência no canal Vamu Ver! DOCS no YouTube.

Compartilhe:

Cristina Maya

Cristina Maya é influenciadora digital e criadora do Vamu Ver! marca nacional registrada em Portugal pelo INPI, Instituto Nacional da Propriedade Industrial sob o nº 616476.

Postagens nas mídias sociais e no site vamuver.com.
Formada em Letras, lecionou língua inglesa no Brasil. Estudou e morou nos EUA.

Atualmente, promove postagens sobre dicas de viagens, além de tutoriais voltados para Portugal, país onde reside.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá, sou Cristina Maya, idealizadora do Vamu Ver! Adoro viajar e conhecer lugares novos. Ficarei feliz em compartilhar as nossas experiências mundo afora

Planeje sua Viagem

Hospedagem

Alugue um Carro

Remessa Internacional

Posts Recentes

Veja mais conteúdo no Youtube

Desvende os segredos dos documentos e processos burocráticos para viagens e estada em países estrangeiros no canal Vamu Ver! DOCS.

Mergulhe em aventuras pelo mundo, histórias, culturas e dicas de viagens no canal Vamu Ver! VIAGENS.

Depoimentos dos nossos seguidores