Há diferentes tipos e modos para você pedir a nacionalidade portuguesa, por exemplo: através do casamento com um cidadão português, através do filho nascido em território nacional português, através de um ancestral e por tempo de residência, são uns deles. Basta reunir os documentos e protocolar o processo, apresentá-los presencialmente ou fazer o envio pelos Correios.
Para fazer o pedido da nacionalidade portuguesa, uma vez elegível, você deve reunir os documentos e:
- Preencher o formulário: preencher o requerimento de pedido de nacionalidade portuguesa, que mostro no vídeo abaixo o passo a passo;
- Pagar a taxa: É necessário pagar uma taxa de 250,00 €;
- Entregar o pedido: é preciso entregar o pedido de nacionalidade diretamente em uma conservatória ou IRN, ou enviar pelos Correios;
- Acompanhar o processo: Depois de entregar o pedido, é possível acompanhar o processo pelo site do Ministério da Justiça.
O processo demora uns dois anos ao passar por todas as sete etapas até a conclusão. Tenha em mente que o seu processo pode cair em exigência. Eu pedi a minha via judeu sefardita. Há tutoriais no canal Vamu Ver! DOCS.
Pedir a nacionalidade portuguesa pode trazer diversas vantagens, entre elas:
- Livre circulação: Ao se tornar cidadão português, você terá o direito de livre circulação e residência em qualquer país da União Europeia, bem como na Suíça, Islândia, Liechtenstein e Noruega. Isso significa que você poderá morar, trabalhar e estudar em qualquer um desses países sem necessidade de visto ou autorização.
- Acesso a benefícios: Como cidadão português, você terá acesso a diversos benefícios, como assistência médica gratuita, educação pública gratuita, seguro-desemprego, aposentadoria e outros benefícios sociais.
No vídeo postado no canal Vamu Ver! DOCS mostro o passo a passo de como você fazer o preenchimento do formulário para o pedido da nacionalidade portuguesa por tempo de residência, seja aqui em Portugal ou em outro país. Assista.