Atenção à velocidade ao passar pela Ponte Vasco da Gama
Desde o dia 15 de junho, os radares de controle de velocidade já estão em funcionamento na Ponte Vasco da Gama, que liga a Margem Sul à Lisboa. A partir de agora, a GNR vai controlar a velocidade média dos veículos que atravessam a ponte.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Lusoponte assinaram um protocolo de cooperação. De acordo com a GNR, nos três meses de testes, mais de 100.000 veículos foram monitorados. Com registros de 275 infrações muito graves, com velocidades entre 181 e 277 km/h; 1.109 infrações graves, com velocidades entre 151 e 180 km/h, e 23.601 infrações leves, com velocidades entre 121 e 150 km/h.
Saiba mais sobre valores de portagem e informações gerais sobre a Ponte Vasco da Gama.
Radares de controle de velocidade
Os radares na Ponte Vasco da Gama funcionam de maneira diferente dos tradicionais, que medem a velocidade instantânea. Eles calculam a velocidade média de um veículo ao longo de uma determinada distância. Tecnicamente, seriam cronômetros com câmaras fotográficas. Ou seja, registram o tempo que um veículo leva para percorrer o trajeto entre dois pontos e, com isso, calculam a velocidade média do veículo.
Caso a velocidade média calculada esteja acima do limite legal, o proprietário do veículo será autuado.
Te convido para conhecer a Ponte Vasco da Gama. Fizemos um vídeo e postamos no canal Vamu Ver! no YouTube.