Foi a primeira vez que fiz a prova de vida pelo aplicativo do governo federal através do celular. Muito rápido e prático.
Moro em Portugal há quase 5 anos. Sou beneficiária do Ministério da Agricultura e preciso anulamente, fazer a prova de vida. Nesses anos, fiz no Consulado do Brasil em Lisboa, fui ao Brasil fazer presencialmente, no Banco do Brasil e esse ano fiz pela primeira vez pelo app do governo federal.
Os beneficiários civis ou militares devem fazer o atestado de vida ou prova de vida todos os anos no mês do aniversário para que tenham o direito de continuarem a receber os respectivos benefícios seja de aposentadoria ou de pensão. Caso você perca esse prazo, tem até dois meses após o mês de aniversário para regularizar a situação, caso contrário terá o benefício bloqueado.
Meios de realizar a prova de vida
Quando eu morava no Brasil, eu ia diretamente à minha agência do Banco do Brasil, banco pelo qual eu recebo até o hoje o benefício do Ministério da Agricultura, entretanto, pode ser em qualquer agência, mesmo fora da sua jurisdição. Quando morei nos Estados Unidos, fiz pelo Consulado do Brasil em Miami. Para acessar o consulado ou embaixada no país que você mora basta acessar o Portal do Itamaraty.
Aqui em Portugal, já fiz a prova de vida três vezes pelo Consulado do Brasil em Lisboa. Para isso, o requerente há de fazer um agendamento, precisa cadastrar um perfil no sistema do E-consular e agendar uma ida presencial. Deverá levar o seu passaporte e algum documento que comprove que é beneficiário de determinado órgão, pagar uma taxa e o documento é entregue em seguida. No meu caso, eu envio para o Ministério da Agricultura pelos correios.
INSS
Para os beneficiários do INSS, há o aplicativo Meu INSS. Já não é mais exigido ir até o banco fazer a prova de vida, há como fazer pelo celular.
Prova de vida pelo celular
Esse ano, eu resolvi fazer a prova de vida pelo aplicativo do governo federal pelo celular. Eu já tenho o SouGov, por onde acompanho pelo sistema os meus contracheques e toda a minha vida financeira.
Basta ter cadastrado a biometria no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para o título de eleitor, ou no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), para a carteira de motorista digital e seguir o passo a passo. Ano que vem, voltarei a fazer pelo aplicativo, além de ser cômodo, pois você pode fazer em qualquer lugar em alguns minutos tudo estará resolvido, é gratuito e funcional.
Assista. Postei um breve tutorial da minha experiência no canal Vamu Ver! DOCS no YouTube.