Quadros vivos de Caravaggio
O espetáculo Quadros Vivos de Caravaggio por Meritopelago é uma apresentação de passagens bíblicas, no total de 21 quadros do pintor italiano Caravaggio.
Fomos conferir a edição em uma igreja na cidade de Loures, distrito de Lisboa. A apresentação começou e terminou com a dramatização da pintura Cesta de Frutas de 1596, cujo gênero de representação é natureza-morta que surgiu na Grécia antiga.
No palco improvisado dentro da Igreja Santa Maria de Loures, uma construção do século XV, ao som de música barroca, os atores não pronunciaram uma palavra. Entraram, vestiram-se conforme os modelos dos quadros e ficaram estáticos por alguns segundos, nos dando justamente a impressão do quadro vivo.
Alguns dos quadros dramatizados foram Decaptação de João Baptista, O Martírio de São Mateus, Madona de Loreto, Baco e São Francisco de Assis em Êxtase.
Caravaggio
Michelangelo Merisi, conhecido como Caravaggio, foi um dos mais destacados pintores italianos, atuante em Roma, Nápoles, Malta e Sicília, entre 1593 e 1610. Sua obra exerceu considerável influência no estilo barroco, estilo do qual foi o primeiro grande representante. Nasceu em 1571 em Milão e faleceu em 1610 aos 38 anos em Porto Ercole, Itália.
Maria Madalena em Êxtase
“Maria Madalena em êxtase é uma pintura a óleo sobre tela datada de cerca de 1606, embora alguns estudiosos e historiadores de arte tendam a favorecer 1610. Atualmente está presente em várias versões, algumas das quais são cópias evidentes e assinadas.” Wikipedia.
Esse ano, Lisboa vai receber a dramatização imersiva nos dias 22 a 26 de maio, nos claustros do Mosteiro de São Vicente de Fora em Lisboa. Para mais informações sobre o espetáculo, acesse o link.