Qual é o limite para viajar com dinheiro para Portugal?

Para sair ou entrar no Brasil com dinheiro em espécie há um limite, assim como para entrar em Portugal também há. Vamos entender.

Posso viajar com dinheiro para o exterior?

O viajante brasileiro, seja como turista ou residente em outro país, tem um limite para viajar com dinheiro em espécie. Se ultrapassar o limite, há de fazer uma declaração na saída do Brasil e na entrada no país estrangeiro.

De 1994 até 2021, o valor que podíamos portar em viagens internacionais em espécie sem precisar declarar era de 10 mil Reais. Atualmente, o valor passou para 10 mil dólares ou o equivalente em moeda estrangeira.

Exemplo: Hoje, se você quiser viajar do Brasil para Portugal com 40 mil reais em dinheiro, você pode sem a necessidade de fazer a declaração desse valor e sem passar pela Alfândega. Pois esse valor, de Real para Dólar está dentro do limite permitido. Para isso, você deve fazer a conversão cambial. Veja a imagem abaixo:

Sempre que você for viajar com dinheiro, faça a conversão para saber se vai precisar declarar o valor. Seja para entrar ou sair do Brasil. Aconselhamos que use o conversor de moedas do site oficial do Banco Central do Brasil.

É possível viajar com qualquer valor em dinheiro vivo do Brasil para o exterior e vice-versa, mas sempre que ultrapassar o limite permitido pela lei, o viajante tem de fazer a declaração para a Receita Federal do Brasil.

Para fazer a Declaração Eletrônica de Bens do Viajante (e-DBV), você deve preencher o formulário e enviar os dados com antecedência de até 30 dias antes da viagem ou fazer no aeroporto.

Quanto dinheiro levar para entrar em Portugal?

Você pode entrar em Portugal ou em outro com país da União Europeia com qualquer valor, entretanto, se for uma quantia equivalente ou maior a 10 mil Euros em dinheiro líquido, você também deve declarar e entregar o formulário à Alfândega.

  • Considera-se dinheiro líquido:
  • Notas e moedas (incluindo moeda fora de circulação geral, mas que ainda possa ser trocada numa instituição financeira ou banco central),
  • Instrumentos negociáveis ao portador, como cheques, cheques de viagem, livranças e ordens de pagamento sem o nome do beneficiário,
  • Moedas de ouro com um teor de ouro de pelo menos 90%,
  • Barras, pepitas ou aglomerados de ouro com um teor de ouro de pelo menos 99,5%.

Para saber mais sobre como entrar em Portugal com dinheiro, assista o vídeo postado no canal Vamu Ver! Linkado abaixo

Compartilhe:

Cristina Maya

Cristina Maya é influenciadora digital e criadora do Vamu Ver! marca nacional registrada em Portugal pelo INPI, Instituto Nacional da Propriedade Industrial sob o nº 616476.

Postagens nas mídias sociais e no site vamuver.com.
Formada em Letras, lecionou língua inglesa no Brasil. Estudou e morou nos EUA.

Atualmente, promove postagens sobre dicas de viagens, além de tutoriais voltados para Portugal, país onde reside.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá, sou Cristina Maya, idealizadora do Vamu Ver! Adoro viajar e conhecer lugares novos. Ficarei feliz em compartilhar as nossas experiências mundo afora

Planeje sua Viagem

Hospedagem

Alugue um Carro

Remessa Internacional

Posts Recentes

Veja mais conteúdo no Youtube

Desvende os segredos dos documentos e processos burocráticos para viagens e estada em países estrangeiros no canal Vamu Ver! DOCS.

Mergulhe em aventuras pelo mundo, histórias, culturas e dicas de viagens no canal Vamu Ver! VIAGENS.

Depoimentos dos nossos seguidores