Para sair ou entrar no Brasil com dinheiro em espécie há um limite, assim como para entrar em Portugal também há. Vamos entender.
Posso viajar com dinheiro para o exterior?
O viajante brasileiro, seja como turista ou residente em outro país, tem um limite para viajar com dinheiro em espécie. Se ultrapassar o limite, há de fazer uma declaração na saída do Brasil e na entrada no país estrangeiro.
De 1994 até 2021, o valor que podíamos portar em viagens internacionais em espécie sem precisar declarar era de 10 mil Reais. Atualmente, o valor passou para 10 mil dólares ou o equivalente em moeda estrangeira.
Exemplo: Hoje, se você quiser viajar do Brasil para Portugal com 40 mil reais em dinheiro, você pode sem a necessidade de fazer a declaração desse valor e sem passar pela Alfândega. Pois esse valor, de Real para Dólar está dentro do limite permitido. Para isso, você deve fazer a conversão cambial. Veja a imagem abaixo:
Para fazer a Declaração Eletrônica de Bens do Viajante (e-DBV), você deve preencher o formulário e enviar os dados com antecedência de até 30 dias antes da viagem ou fazer no aeroporto.
Quanto dinheiro levar para entrar em Portugal?
Você pode entrar em Portugal ou em outro com país da União Europeia com qualquer valor, entretanto, se for uma quantia equivalente ou maior a 10 mil Euros em dinheiro líquido, você também deve declarar e entregar o formulário à Alfândega.
- Considera-se dinheiro líquido:
- Notas e moedas (incluindo moeda fora de circulação geral, mas que ainda possa ser trocada numa instituição financeira ou banco central),
- Instrumentos negociáveis ao portador, como cheques, cheques de viagem, livranças e ordens de pagamento sem o nome do beneficiário,
- Moedas de ouro com um teor de ouro de pelo menos 90%,
- Barras, pepitas ou aglomerados de ouro com um teor de ouro de pelo menos 99,5%.
Para saber mais sobre como entrar em Portugal com dinheiro, assista o vídeo postado no canal Vamu Ver! Linkado abaixo