Segunda etapa para Viajar com o seu animal de estimação
No tutorial anterior postado no canal I Love Pets, explicamos que a microchipagem é o primeiro procedimento a ser feito no seu animal para que ele embarque para Portugal. Há uma playlist intitulada Viajar com Animais com todo o passo a passo para o preparo do seu amigo patuto no canal I Love Pets no YouTube.
Após a implantação do microchip, a vacina antirrábica já pode ser aplicada. É recomendável que seja no dia seguinte após a michochipagem, porém há relatos de que ambos os procedimentos foram feitos no mesmo dia.
As informações sobre os documentos exigidos para que o seu pet entre em Portugal estão contidas no site do Vigiagro, que é o órgão da Secretaria de Defesa Agropecuária, do Mapa, responsável pelas atividades de vigilância agropecuária internacional. Na seção que trata de assuntos de animais domésticos, você obterá uma gama de informações que serão de extrema utilidade para o planejamento da sua viagem.
A aplicação da vacina antirrábica é mandatória para que o seu animal entre em Portugal. Embora a raiva já tenha sido erradicada naquele país, ainda existe a campanha de vacinação. Os cães e gatos que tenham partido do Brasil, um país que ainda há incidências da doença, devem ser vacinados após a décima-segunda semana de vida.
ATENÇÃO AOS PROCEDIMENTOS: a aplicação da vacina deve ser feita somente após a microchipagem para que tenha validade para a União Europeia.
Segundo o site do Vigiagro, a vacina antirrábica de campanha municipal ou estadual somente é válida para o trânsito internacional se no certificado de vacinação constarem os seguintes dados: nome comercial da vacina, número do lote, assinatura do médico e data da aplicação. Fale com o veterinário da sua confiança para proceder da melhor forma.
Assista abaixo ao tutorial sobre a vacinação antirrábica para o seu cão ou para o seu gato. Não deixe de consultar aos links na descrição do vídeo para compra de kennel, bolsa maleável, desparasitantes internos e externos para o seu animal.