Planejamento e pesquisa para o seu pet viajar tranquilamente
As companhias aéreas dispõem de procedimentos específicos para a aceitação, manuseio e entrega do seu animal. As necessidades ambientais dos animais são devidamente consideradas durante o carregamento, desembarque ou em uma parada de trânsito. Viajamos do Brasil para Portugal em dois voos com cinco animais pela TAP.
Quem Pode Enviar o Animal
Você pode contratar um remetente para o seu animal que pode fazer todas as reservas necessárias e cobrar para recolher o seu animal de estimação e levá-lo para o aeroporto. Há empresas brasileiras que fazem o despacho, somente pessoas jurídicas, despachantes licenciados e tratam de todo o trâmite burocrático através de procuração e demais documentos exigidos.
Ou você mesmo pode fazer o procedimento e voar com os pets. Aqui no site temos artigos e no canal I Love Pets no YouTube, temos uma playlist com vídeos, tutoriais e entrevistas com as informações para que você tenha conhecimento das exigências e faça o procedimento por conta própria. Dessa forma, você economizará muito.
Verifique com a companhia aérea quais são requisitos especiais para voar com o seu pet ou despachá-lo via cargo. Atenção que algumas raças de cães e de gatos não são aceitas para voarem no porão do avião, assim como o tamanho e o peso influenciam também.
Atestado de Saúde
A maioria das companhias aéreas exige um certificado de saúde para qualquer animal que estejam transportando, seja na cabine ou como embarque não acompanhado. O atestado de saúde é entregue pelo seu veterinário e certifica que o animal é saudável e apto para voar.
Solicite ao médico veterinário que atende o seu quadrúpede favorito a emissão do atestado de saúde, de acordo com os requisitos sanitários do país de destino. Você pode conferir no site do Vigiagro.
Providencie a documentação adicional conforme as exigências específicas do país de destino. Para viajar do Brasil para Portugal, as exigências são: implantação do microchip, aplicação da vacina antirrábica e sorologia de raiva para posteriormente, pedir o documento oficial para o embarque, o CVI.
Confirmação do Voo
Entre em contato com a companhia aérea que você selecionou para confirmar se eles aceitam seu animal de estimação no dia e voo que você prefere. Algumas companhias aéreas restringem o número de animais em um voo. Reconfirmar pelo menos 48 horas antes da partida.
A TAP Airlines permite que o passageiro viaje com dois animais, sendo um na cabine (conforme tamanho da caixa de transporte) e outro no porão, ou ambos no porão. Após a compra da sua passagem aérea, entre em contato com a companhia, informe o peso (animal + caixa de transporte) e dimensões da caixa para o orçamento da passagem do seu pet.
Sugerimos que pague a reserva o quanto antes, pois o procedimento da reserva não garante o embarque. Tivemos um susto em relação a isso, já que foram cinco animais do Brasil pra cá para Portugal, pois dependendo da aeronave, há restrição por número de animais e espaço.
Check-in
Pesquise quanto tempo antes do voo você precisa fazer o check-in. Os animais de estimação ficam estressados com toda a agitação do transporte e também no aeroporto. Se o seu animal de estimação for viajar na cabine, faça o check-in mais tarde possível. Se estiver indo no porão, faça o check-in assim que chegar ao aeroporto, para que ele possa ir para a área de bagagem e ser colocado em algum lugar calmo e com pouca luz para relaxar.
Com o planejamento correto e os documentos do seu animal em dia, a sua viagem será tranquila. Programe-se. É normal que nós tutores fiquemos algumas noites sem dormir com alguma preocupação, mas eu costumo usar a frase: Vai dar tudo certo!
Veja mais informações de procedimentos clínicos e documentais para viajar com o seu animal de estimação do Brasil para Portugal: https://vamuver.com/viajar-com-caes-e-gatos-para-portugal/ ou acesse a playlist no canal I Love Pets para mais detalhes.