Desde a colheita até a pisa das uvas. Uma experiência bem bacana.
Saímos do Porto, da estação ferroviária de Campanhã em direção ao Vale do Pinhão e de lá pegamos um ônibus para a Quinta da Avessada, em Vila Real, onde fizemos a vindima. Foram aproximadamente duas horas de percurso de trem e um bocadinho mais na estrada. Subimos a serra e chegamos até o ponto mais alto da aldeia, a 700 metros de altitude. Apesar do sol, o termômetro marcava 11 graus.
Ao chegarmos, havia uma mesa com iguarias locais e vinho Moscatel à nossa espera. Após a explanação do funcionário da quinta, nos foram entregues, os chapéus de palha, os baldes e as tesouras. Então, fomos vindimar ao som de música tradicional da região do Douro e muita alegria.
Apesar da casta Moscatel ser de extrema importância para a aldeia de Favaios e região do Douro, a colheita foi de uvas tintas. As vindimas no Douro ocorrem em setembro, quando as uvas estão com excelente aspecto e prontas para o consumo.
Depois da vindima, fomos para o almoço, um verdadeiro espetáculo. Entradas, bebidas, a tradicional sopa à lavrador, comida farta, sobremesas e encenações de artistas performando trabalhadores da aldeia e suas estórias engraçadas e pitorescas.
Ao final da tarde, degustações de vinhos e o carro-chefe da produção da vinícola da Quinta da Avessada: o Moscatel. A loja, ficou pequena para todos que queriam levar uma lembrancinha.
E por fim, a famosa pisa das uvas. Quem quisesse participar, tirava os calçados, levantava as calças e partia para dentro dos tanques para amassar com os pés as uvas recém-colhidas. Diz a tradição, que só os casais poderiam pisar, mas não foi bem assim…
O tour da vindima no Douro acontece em setembro em duas datas diferentes. Tem partidas de várias estações ferroviárias e retorno também. Consulte o portal do CP Portugal para mais informações. Mas, antes, veja o vídeo que filmamos da vindima na Quinta da Avessada. Fizemos tomadas aéreas com o drone do Vamu Ver! Foi uma experiência muito gira e recomendo a todos.
Espero que tenham gostado dessa dica. Para mais dicas de entretenimento, cultura e viagens, fiquem ligados nas postagens do nosso site e subscreva o canal Vamu Ver! no YouTube.