Diferença entre visto e título de residência em Portugal

Visto e autorização de residência em Portugal

Nesse artigo em específico, vamos esclarecer a diferença entre dois documentos: o visto de residência e a autorização de residência para quem pretende morar em Portugal

Muitos seguidores do nosso trabalho confundem os documentos e as suas finalidades, assim como os prazos e os detalhes específicos que são importantes para quem pretende estudar, trabalhar e morar em Portugal.

Visto de residência

É o documento que será pedido e obtido ainda fora de Portugal, seja no Brasil ou em outro país que no caso o solicitante resida legalmente. Ou seja, se o solicitante do visto for brasileiro e morar no Brasil, deve pedir no Brasil. Se o solicitante for brasileiro e residir legalmente, por exemplo no Japão, deve reunir os documentos e protocolar o pedido do visto naquele país. Não há necessidade de ir para o Brasil somente para esse procedimento. O visto será estampado no seu passaporte, após a análise dos documentos.

A finalidade do visto de residência (no meu caso foi o visto de residência D7) é para o portador entrar em Portugal e dentro da vigência solicitar a autorização de residência. Logo, é uma permissão para você vir e providenciar os documentos para cá morar dentro do prazo de 120 dias, que é a vigência deste documento.

Atualmente, os órgãos públicos estão com uma demanda maior de pedidos, o que pode acarretar um atraso no processo de obtenção de documentos em alguns setores em Portugal. Mas, fique tranquilo, de acordo com a Lei de Estrangeiros 23/2007 é que o agendamento para o pedido da residência seja realizado dentro do prazo e essa data você já terá no seu visto. Atualmente, quando se recebe o visto, a data do agendamento para o pedido da residência aqui em Portugal também já está determinado no visto.

Um dado que vale a pena ser destacado e que também pode levar o futuro residente à dúvida: “Com o visto eu já posso trabalhar?” A resposta é não. Você, perante a lei, só poderá exercer alguma atividade laboral subordinada ou autônoma quando obtiver o seu título de residência, salvos os casos de manifestação de interesse. Se pretende trabalhar de forma legal em Portugal, convém esperar o seu título de reisdência.

Autorização de residência

Ao chegar aqui em Portugal, você deverá reunir a documentação necessária para pedir a concessão da sua autorização de residência temporária e aguardar a chegada do título de residência em sua casa.

Parece complicado, mas não é. Uma vez que você entende os termos e suas finalidades, você tira de letra. Vale a pena ler o artigo que publicamos sobre os tipos de visto para Portugal.

E a cereja do bolo vem agora, para melhor entendimento sugerimos o vídeo que postamos no canal Vamu Ver! no YouTube, onde abordo com detalhes essas informações. Duvido que você não vá entender. Acesse através desse link.

Compartilhe:

Cristina Maya

Cristina Maya é influenciadora digital e criadora do Vamu Ver! marca nacional registrada em Portugal pelo INPI, Instituto Nacional da Propriedade Industrial sob o nº 616476.

Postagens nas mídias sociais e no site vamuver.com.
Formada em Letras, lecionou língua inglesa no Brasil. Estudou e morou nos EUA.

Atualmente, promove postagens sobre dicas de viagens, além de tutoriais voltados para Portugal, país onde reside.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá, sou Cristina Maya, idealizadora do Vamu Ver! Adoro viajar e conhecer lugares novos. Ficarei feliz em compartilhar as nossas experiências mundo afora

Planeje sua Viagem

Hospedagem

Alugue um Carro

Remessa Internacional

Posts Recentes

Veja mais conteúdo no Youtube

Desvende os segredos dos documentos e processos burocráticos para viagens e estada em países estrangeiros no canal Vamu Ver! DOCS.

Mergulhe em aventuras pelo mundo, histórias, culturas e dicas de viagens no canal Vamu Ver! VIAGENS.

Depoimentos dos nossos seguidores