Finalmente o visto para procurar trabalho aqui em Portugal já está vigorando. Portugal como outros estados-membros da União Europeia precisam de mão de obra, isso é fato. Muitos brasileiros e estrangeiros vieram como turistas e como é grande volume de pedidos de documentos para a legalização, acabam por ficarem irregulares e sem documentos essenciais por muito tempo. Para resolver essa questão, o governo português, criou um tipo de visto que proporciona ao solicitante a entrada em Portugal para procurar trabalho. Entenda.
O Visto
Existem duas facilidades para os cidadãos brasileiros que vão solicitar o visto para procurar trabalho aqui em Portugal: não precisarem de passagem de retorno ao Brasil e a não obrigatoriedade de comprovação de meios financeiros, todavia devem apresentar uma carta-convite para que tenham esse privilégio.
O visto tem a vigência de 120 dias e o solicitante só poderá entrar em Portugal uma vez ou seja, você sai do Brasil vem para Portugal e só tem direito a uma entrada, podendo pedir a prorrogação do seu visto por mais 60 dias e se durante esse tempo mesmo com a extensão do seu visto você não conseguir um trabalho, terá de regressar ao Brasil, mas depois de um ano poderá solicitar o visto novamente.
Visto e autorização de residência
São dois momentos distintos. O solicitante vai pedir o visto ainda no Brasil para entrar em Portugal e uma vez aqui vai pedir a autorização de residência, documento este que permite que ele trabalhe e viva legalmente em terras lusitanas.
Documentos
Os documentos a serem providenciados estão dispostos tanto no site do MNE, quando no da VFS Global, empresa responsável pelo processo de pedido do visto no Brasil.
O solicitante preenche o formulário e reúne alguns documentos como passaporte, certidão de antecedentes criminais, seguro de saúde e outros. Há também de fazer um cadastro online.
Declaração de manifestação de interesse
A inscrição é feita de forma on-line no site do IEFP, o solicitante monta o seu perfil, insere dados como habilitação acadêmica, qualificação e experiência profissional para que os empregadores tenham acesso e possam efetivar uma promessa ou contrato de trabalho.
Postamos um tutorial, um resumão do que é o visto para procurar trabalho no canal Vamu Ver! DOCS no YouTube. Acesse por esse link.
Respostas de 6
Sua maneira de apresentar a explicação é muito boa. Parabéns!
Gratidão.
Muito obrigada, Marlene.
Eu sou comerciante e quero ir trabalhar em Portugal como eu faço
Acesse o link para saber mais: https://www.youtube.com/watch?v=8wK8UumKtQE
Cristina
Desculpe se faço uma pergunta que talvez já tenha feito.
Estou indo com minha neta como turista. Ficarei na casa de uma amiga que mora no Algarve.
É preciso que ela me mande algum documento registrado dizendo que vou ficar na casa dela ?
Outra coisa: solicitei o BP4 mas não recebi nada ainda.
Foi confirmada a solicitação.
Não preciso nenhum outro seguro, não é?
E como se comprova que tenho recurso para me manter? Precisa mostrar alguma coisa ?
Muito obrigada pela sua atenção.
Boa noite, Marlene.
É interessante que ela faça para vocês a carta-convite. Não precisará de outro seguro, uma vez de posse do PB4. A comprovação financeira é feita
através de cartão de crédito, monetário em espécie *Euro. Em geral, o oficial pergunta o valor que está portando.
Veja sobre a carta-convite: https://youtu.be/kCcXnUfoE9I