Como um cidadão europeu pode morar em Portugal

Essa semana foi dedicada às entrevistas de dois brasileiros que também têm cidadania italiana e moram em Portugal.

Ricardo Moro chegou em Portugal com a sua esposa há 5 anos, vieram como turistas. Ela se legalizou através da manifestação de interesse, por contrato de trabalho. Já Ricardo, reuniu toda a documentação sua e dos seus antepassados e começou o processo de pedido de cidadania italiana ainda no Brasil.

Após meses morando em Portugal, Ricardo foi para a Itália algumas vezes para então lá resolver algumas pendências e exigências documentais. Segundo ele, foi uma vivência riquíssima em poder compartilhar experiências, aprender o idioma, reconhecer alguns hábitos que eram comuns na sua terra natal, Rio Grande do Sul, uma vez que a comunidade italiana é bem característica daquela região brasileira.

São anos de espera, aproximadamente uns 10 anos para ter a cidadania italiana quando o pedido é feito no Brasil, segundo o entrevistado. E como ele já morava aqui em Portugal, resolveu ir para a Itália e finalizar o processo lá.

O maestro Maurício Galindo também é ítalo-brasileiro e em dado momento decidiu morar em Portugal com a sua esposa. Galindo atua no Brasil e já participou de alguns projetos em terras lusitanas. Gosta de viajar e atualmente, tem um grupo para o qual fala sobre música erudita e curiosidades para leigos.

Ambos os entrevistados afirmam estarem muito gratos a Portugal, mas não descartam a possibilidade de morarem na Itália um dia.

Cidadão europeu em Portugal

Um brasileiro com cidadania europeia que não seja portuguesa que pretenda morar em Portugal não precisa pedir visto ou autorização, entretanto deve estar ciente do procedimento.

Se é cidadão de algum dos 27 estados-membros da União Europeia e deseja morar em Portugal, basta que voluntariamente vá até a Câmara Municipal de onde esteja morando ou que pretenda morar e faça o registro que formaliza o seu direito de residência. Faça o pagamento de uma taxa e porte os seguintes documentos: documento de identidade válido, declaração de que exerce uma atividade profissional em Portugal ou uma declaração de que dispõe de meios de subsistência, e um seguro de saúde, se for o caso. Para estudantes, devem acrescentar os documentos que comprovem a matrícula e os dados da instituição de ensino.

Atenção, caso ultrapasse o prazo para fazer o registro, estará passível de receber uma coima que pode chegar até 2.500 euros.

“Os cidadãos da UE têm o direito de residir em Portugal, por período até três meses, sem outras condições e formalidades além da titularidade de um documento de identidade válido (bilhete de identidade, cartão de cidadão ou passaporte). O mesmo princípio aplica-se aos familiares de cidadãos da UE que, munidos de um passaporte válido, o acompanhem ou se reúnam com ele.”

O requerente receberá o documento, o Certificado de Registo válido por cinco anos. E após esse período pode solicitar a residência permanente, se quiser, pois essa é opcional.

Vejam os vídeos com os entrevistados ítalo-brasileiros, Ricardo Moro e Jõao Maurício Galindo que postamos no canal Vamu Ver! DOCS no YouTube.

Compartilhe:

Cristina Maya

Cristina Maya é influenciadora digital e criadora do Vamu Ver! marca nacional registrada em Portugal pelo INPI, Instituto Nacional da Propriedade Industrial sob o nº 616476.

Postagens nas mídias sociais e no site vamuver.com.
Formada em Letras, lecionou língua inglesa no Brasil. Estudou e morou nos EUA.

Atualmente, promove postagens sobre dicas de viagens, além de tutoriais voltados para Portugal, país onde reside.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Olá, sou Cristina Maya, idealizadora do Vamu Ver! Adoro viajar e conhecer lugares novos. Ficarei feliz em compartilhar as nossas experiências mundo afora

Planeje sua Viagem

Hospedagem

Alugue um Carro

Remessa Internacional

Posts Recentes

Veja mais conteúdo no Youtube

Desvende os segredos dos documentos e processos burocráticos para viagens e estada em países estrangeiros no canal Vamu Ver! DOCS.

Mergulhe em aventuras pelo mundo, histórias, culturas e dicas de viagens no canal Vamu Ver! VIAGENS.

Depoimentos dos nossos seguidores

Joubert Oliveira
Joubert Oliveira
18/11/2022
A Cristina foi sensacional com seus vídeos, sobre o Visto D-7, não precisei de mais nada, tudo ela sabia informar. Obrigado
Elza Aparecida da Silva Salles Salles
Elza Aparecida da Silva Salles Salles
24/09/2022
Agradeço a Cristina Maya! Que nós ajudou muito!
Marcos Antonio dos Reis Salles Salles
Marcos Antonio dos Reis Salles Salles
24/09/2022
O vamuver foi o único canal no YouTube que me orientou com muita seriedade e profissionalismo o passo a passo de como vir para Portugal e aqui estou já a 3 anos e meio . Graças à você Cristina Maya a nossa MADRINHA. Muito obrigado
Luciane Coninck
Luciane Coninck
19/09/2022
Maravilhoso, o melhor canal do YouTube para quem quer entrar legalmente em Portugal. Nenhum outro se compara
Izabel Rocha
Izabel Rocha
18/09/2022
Acompanho os vídeos do canal Vamu Ver foram fundamentais para o visto ser aprovado, a Cristina Maia foi eficaz em todas as dicas, parabéns por nos ajudar nessa nova etapa das nossas vidas!!
Bruna Geovana
Bruna Geovana
18/09/2022
Não concluímos nossa mudança por questões de compromissos e calendário. Mas graças à Cristina e toda a sua dedicação nos cercamos de informações fundamentais para esse processo. Mesmo tendo escolhido outro país, não abro mão de segui-la por toda a presteza, seriedade e comprometimento. Obrigada ☺️
Mariana Balaton
Mariana Balaton
17/09/2022
Conheci o Vamu ver quando fui fazer o PB4, e me ajudou muito em todo processo do visto e documentos, não é uma assessoria é informação de qualidade!
Joao Paulo
Joao Paulo
17/09/2022
Os melhores conteúdos!!!! Impossível não virar um verdadeiro fã. Hoje em dia é muito difícil encontrar informações confiáveis, e na minha opinião o canal Vamu Ver ganhou minha confiança total! Continuem nesse ritmo, sem dúvidas chegarão ainda mais longe.