Onde nasceu e morreu Dom Pedro I em Portugal

Foi nesse palácio em Portugal onde nasceu e morreu Dom Pedro I, o imperador do Brasil que aqui em Portugal era Dom Pedro IV

A palestra que assistimos foi justamente aqui, no Palácio Nacional de Queluz onde nasceu e morreu Dom Pedro I, que aqui em Portugal era Dom Pedro IV.

Começamos o tour, estrategicamente pela entrada onde há a capela onde Dom Pedro I foi batizado, em seguida fomos para a sala de música onde começou a explanação da investigadora Cláudia Thomé Witte.

A familia real portuguesa chegou ao Brasil com a corte devido às ameaças de invasão por parte Napoleão Bonaparte. Um dado interessante na vida de Dom Pedro I, era que ele não estava destinado a ficar no Brasil, a intenção era apenas ficarem um tempo até “a poeira assentar” e depois retornarem a Portugal, onde ele assumiria o reinado após a morte de Dom João VI. Mas, os ventos sopraram de forma diferente…

Dom Pedro I chegou ao Brasil com sua família aos 9 anos de idade, onde viveu a maior parte da sua vida. Aos 32 anos, ele abdicou e voltou para Portugal. Já aos 34 anos, doente, pediu para que preparassem o quarto onde ele havia nascido, pois sabia que iria partir e ali na mesma cama onde sua mãe deu à luz, Dom Pedro I fechou o seu ciclo de vida.

Analogia da gravura

E por falar em ciclo de vida, a investigadora Cláudia Witte fez uma analogia do episódio de saída da família real portuguesa com o tema dessa gravura abaixo com a cena da saída de Troia.

Durante os dois meses de travessia de Portugal para o Brasil com as embarcações, Dom Pedro aos 9 anos de idade tem o Frei António de Arrábida com a incumbência de ser o seu preceptor, tornando-se responsável por D. Pedro e por seus estudos no Brasil. Um ofício que exigiu muito emprenho do frei, já que Pedro era uma criança muito ativa.

Foi, estrategicamente escolhido então, o livro A Eneida para atrair a atenção daquele menino inquieto. O cenário é a Grécia antiga, onde chega um cavalo com muitos guerreiros prontos ao massacre e à tomada da região, o que fez que a família real de Troia fugisse. Na gravura abaixo, Eneias carrega o seu pai em fuga de Troia, juntamente com a sua esposa e o seu filho, Ascânio, cuja idade era aproximadamente a de Dom Pedro.

Na mitologia, Eneias foi aconselhado pelos Deuses a deixar Troia, assim como Dom João VI foi aconselhado a deixar Portugal, ambos para salvar as suas famílias. Ascânio retorna e então, funda Roma. Enquanto Dom Pedro, se torna imperador do Brasil e seu pai retorna a Portugal.

Dom Pedro I Palácio Queluz

Gravura com a cena da saída de Troia

Palácio de Queluz

A família real portuguesa que viveu no centro de Lisboa até o devastador terremoto de 1755, mudou-se para o Palácio Nacional da Ajuda, onde morou por 40 anos. Devido a um incêndio, vieram para o Palácio de Queluz, um dos palácios da família, tornando portanto, o palácio oficial.

A caminho da sala dos embaixadores, onde aconteceu a segunda e última explanação da investigadora, passamos por vários cômodos ao longo do palácio.

Quarto Dom Quixote

E por fim, visitamos o aposento chamado Quarto D. Quixote, onde Dom Pedro I nasceu e morreu aqui no palácio. Infelizmente, o quarto originalmente com a mobília e tudo o que havia nele foi perdido em um incêncio. O que vemos hoje, é uma reconstrução do que era na época.

“Este é o quarto de aparato mais conhecido do palácio, onde nasceram sete dos nove filhos de D. João VI e de D. Carlota Joaquina. Um deles, o Infante D. Pedro – primeiro Imperador do Brasil e Rei de Portugal – morreria aqui precocemente, aos 35 anos de idade, vítima de tuberculose.”

Parques de Sintra

O projeto Encontros nos Palácios Nacionais proporciona palestras maravilhosas e traz renomados especialistas para dividirem conosco de forma interativa e muito rica em detalhes, informações sobre os palácios, Sintra e fatos históricos.

Para visitar o Palácio Nacional e Jardins de Queluz, compre o ingresso antecipadamente e baixe o guia de áudio no seu celular, assim quando você parar em cada cômodo do palácio receberá as informações e conhecerá as curiosidades. O tour é autoguiado, você faz a visita no seu tempo, sem grupos, sem correria. Para comprar o blihete acesse o link.

Compartilhe:

Cristina Maya

Cristina Maya é influenciadora digital e criadora do Vamu Ver! marca nacional registrada em Portugal pelo INPI, Instituto Nacional da Propriedade Industrial sob o nº 616476.

Postagens nas mídias sociais e no site vamuver.com.
Formada em Letras, lecionou língua inglesa no Brasil. Estudou e morou nos EUA.

Atualmente, promove postagens sobre dicas de viagens, além de tutoriais voltados para Portugal, país onde reside.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá, sou Cristina Maya, idealizadora do Vamu Ver! Adoro viajar e conhecer lugares novos. Ficarei feliz em compartilhar as nossas experiências mundo afora

Planeje sua Viagem

Hospedagem

Alugue um Carro

Remessa Internacional

Posts Recentes

Veja mais conteúdo no Youtube

Desvende os segredos dos documentos e processos burocráticos para viagens e estada em países estrangeiros no canal Vamu Ver! DOCS.

Mergulhe em aventuras pelo mundo, histórias, culturas e dicas de viagens no canal Vamu Ver! VIAGENS.

Depoimentos dos nossos seguidores